Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / É falso que hacker teria atacado sistema de votação no 1º turno das Eleições Municipais de 2020

COMPARTILHAR

É falso que hacker teria atacado sistema de votação no 1º turno das Eleições Municipais de 2020

Postagens sugerem que suposta violação seria responsável pelo breve atraso na divulgação dos resultados

Publicado em 29/11/2020 às 16:40, atualizado em 18/09/2022 às 11:13

Logo após o primeiro turno das Eleições Municipais de 2020, algumas postagens do Twitter insinuaram que os ataques hackers aos sistemas de informática do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em novembro de 2021 teriam sido uma ameaça à segurança das urnas eletrônicas. Muita gente acreditou e compartilhou, mas isso não quer dizer que o conteúdo seja confiável.

As investidas de hackers na época do pleito de 2020, com mais de 486 mil conexões por segundo, não obtiveram sucesso. Ou seja, o breve atraso na divulgação dos resultados do primeiro turno nada teve a ver com os ataques. Na verdade, o que aconteceu foi uma demora na entrega de um equipamento usado na totalização, fato que impediu os técnicos do Tribunal de realizarem os testes necessários.

Urna eletrônica

É Importante ressaltar que urna eletrônica é totalmente segura: são mais de 25 anos de sistema eletrônico de votação sem fraudes ou invasões. Isso porque o equipamento não está ligado à internet e, assim, não pode ser atacado remotamente. Além disso, as urnas eletrônicas são programadas para somente funcionar com softwares criados pela Justiça Eleitoral. Em resumo, em relação ao voto eletrônico, um ataque cibernético não é possível.

PlayÉ falso que hacker teria atacado sistema de votação no 1º turno das Eleições Municipais de 2020

Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo