Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / É falsa afirmação de que Polícia Federal (PF) conferiu urnas e que já havia votos inseridos nelas

COMPARTILHAR

É falsa afirmação de que Polícia Federal (PF) conferiu urnas e que já havia votos inseridos nelas

PF não realizou ação mencionada no vídeo. Site da instituição, inclusive, não divulgou qualquer informação referente ao recolhimento de urnas enviadas para os municípios

Publicado em 30/09/2022 às 19:55, atualizado em 02/12/2022 às 12:52

Um vídeo que tem circulado nas redes sociais mostra um homem não identificado afirmando que a Polícia Federal conferiu, em Brasília, urnas eletrônicas que estavam sendo mandadas aos municípios já com votos inseridos. A afirmação falsa indicava que o “código não fechava e que já havia votos nas urnas”. Na postagem em que divulga a fake news, o autor cita ainda que TSE foi procurado, o que não procede.

Esclarecimento                    

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa que a Polícia Federal (PF) não realizou qualquer ação de conferência de urnas a serem encaminhadas aos municípios para as Eleições 2022. No site da Polícia Federal, inclusive, não foi divulgada qualquer informação referente ao recolhimento de urnas eletrônicas ou mesmo que tenha sido localizada alguma irregularidade em urnas eletrônicas.

A instituição já desmentiu boato de 2018, que circulou com o mesmo teor, afirmando que não houve qualquer registro de ocorrência do tipo.

PF é uma das instituições parceiras

Vinculada ao Ministério da Justiça, a Polícia Federal é uma das diversas entidades habilitadas por resolução a acompanhar o desenvolvimento e a fiscalizar os sistemas eleitorais do país. Representantes da instituição participam das edições do Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação (TPS), bem como da Comissão de Transparência das Eleições (CTE).

Em julho deste ano, delegados e peritos da PF divulgaram nota defendendo o sistema eletrônico de votação.  O documento foi assinado pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) e Federação Nacional dos Delegados Federais (Fenadepol).

O TSE informa ainda que equipe técnica da PF inclusive realizou, em agosto deste ano, inspeção em todas as etapas do sistema eletrônico de votação, nos respectivos componentes internos e no software da urna eletrônica.

Em sucessivas eleições, tanto municipais quanto gerais, o TSE estimula a participação e o envolvimento de representantes de organismos públicos e privados na fiscalização minuciosa da construção dos softwares que integrarão o sistema eletrônico de votação, apuração e totalização dos resultados.

MM/CM

PlayÉ falsa afirmação de que Polícia Federal (PF) conferiu urnas e que já havia votos inseridos nelas

Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo