Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / É boato que hackers russos avisaram o Exército brasileiro sobre fraude no primeiro turno

COMPARTILHAR

É boato que hackers russos avisaram o Exército brasileiro sobre fraude no primeiro turno

Mensagem de áudio engana ao dizer que militares agiram após serem avisados de fraude pelos russos

Publicado em 15/10/2022 às 00:00, atualizado em 02/12/2022 às 12:38

Circulou nos aplicativos de mensagens um áudio em que um homem afirma que durante a totalização de votos no primeiro turno das Eleições 2022, a inteligência russa comunicou o Exército brasileiro sobre um suposto esquema de fraude para beneficiar um dos candidatos a presidente da República. De acordo com a mensagem enganosa, os militares, então, teriam feito uma intervenção na votação. 

Fato ou Boato? 

Diante da afirmação, o Ministério da Defesa esclareceu que a informação é falsa. 

O Tribunal Superior Eleitoral também esclarece que as afirmações são inverídicas, uma vez que o sistema de totalização é lacrado e assinado digitalmente por diversas entidades fiscalizadoras, incluindo partidos políticos, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil e Polícia Federal. Além disso, não é possível manipular o resultado do pleito, uma vez que o resultado de cada seção é divulgado com o encerramento da eleição, pela própria urna eletrônica, que emite o Boletim de Urna.  

É importante destacar, ainda, que a sala da totalização é um espaço onde ficam técnicos da Justiça Eleitoral que prestam suporte aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) durante o processo de totalização dos votos. O local é aberto para representantes das entidades fiscalizadoras. 

A Justiça Eleitoral reafirma seu compromisso com a democracia, a transparência e a garantia da lisura na realização das eleições, inclusive com o combate à desinformação, recomendando sempre que os eleitores façam a checagem das informações recebidas e, em caso de Fake News, não repassarem adiante.

PlayÉ boato que hackers russos avisaram o Exército brasileiro sobre fraude no primeiro turno

Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo