Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / Caso de eleitora de Manaus (AM) que disse ter sido impedida de votar porque outra pessoa votou por ela já foi resolvido

COMPARTILHAR

Caso de eleitora de Manaus (AM) que disse ter sido impedida de votar porque outra pessoa votou por ela já foi resolvido

TRE do Amazonas explicou que eleitor analfabeto colocou digital no local errado do caderno de votação; senhora pôde votar normalmente

Publicado em 04/10/2022 às 19:55, atualizado em 18/10/2022 às 20:24

Caso de eleitora de Manaus (AM) que disse ter sido impedida de votar porque outra pessoa votou por ela já foi resolvido

Um vídeo gravado na seção 844 – pertencente à 1ª Zona Eleitoral, localizada no centro de Manaus (AM) – mobilizou as redes sociais. Na filmagem, uma eleitora se queixava de que, quando chegou ao local de votação, percebeu que outra pessoa havia votado em seu lugar. Segundo a senhora, havia, no caderno de votação, uma impressão digital que não havia sido registrada por ela.

Fato ou Boato?

O que houve, na realidade, foi uma confusão entre eleitores que votavam naquela seção eleitoral. O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) informou que a chefe do cartório eleitoral responsável pela seção apurou o caso e verificou que uma eleitora analfabeta, cujo nome logo abaixo ao da mulher que aparece no vídeo, deixou a digital acima do local indicado no caderno de votação.

Ao constatar o problema, servidores do cartório eleitoral verificaram que a eleitoral da filmagem ainda não tinha votado e foram até a casa dela para esclarecer a situação e levá-la de volta à seção eleitoral. Ela votou normalmente e ainda gravou outro vídeo em que elogia a responsabilidade, compromisso e transparência da Justiça Eleitoral.

Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo