Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / Boato: Toffoli não assumiu a Presidência do TSE no lugar de Moraes

COMPARTILHAR

Boato: Toffoli não assumiu a Presidência do TSE no lugar de Moraes

Ministro substituto atua apenas quando o titular do cargo não puder comparecer

Publicado em 07/10/2022 às 12:20, atualizado em 02/12/2022 às 12:42

    Boato: Toffoli não assumiu a Presidência do TSE no lugar de Moraes

    Mais um vídeo com afirmação enganosa circula pelas redes sociais para confundir as pessoas. As cenas foram gravadas na última terça-feira (4) no gabinete da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quando o atual presidente, ministro Alexandre de Moraes, empossou o novo ministro substituto da Corte ministro Dias Toffoli.

    A afirmação que acompanha o vídeo é totalmente inverídica: a fake news diz que Moraes passa o cargo de presidente para o ministro que acaba de tomar posse como substituto.

    O que é o cargo de ministro substituto?

    Toffoli tomou posse no dia 4 de outubro como ministro substituto, que é convocado para atuar apenas quando o titular do cargo não puder comparecer ou se declarar impedido de julgar determinado processo.

    O TSE é composto por, no mínimo, sete ministros: três são originários do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois são juristas – advogados com notável saber jurídico e idoneidade.

    De acordo com a regra estabelecida pela Constituição Federal, para cada ministro titular, deve haver um substituto, ou seja, igual número (sete) de ministros substitutos nas respectivas categorias.

    Hoje, compõem o TSE nas vagas destinadas ao STF os ministros Alexandre de Moraes (presidente), Ricardo Lewandowski (vice-presidente) e Cármen Lúcia, nos cargos efetivos. Os substitutos são os ministros Nunes Marques, André Mendonça e Dias Toffoli, que são convocados para compor o Plenário no caso de ausência dos titulares. No entanto, em eventual ausência do presidente do TSE, assume a cadeira o vice-presidente, que hoje é o ministro Lewandowski.

    Vale lembrar que o mandato do ministro Alexandre de Moraes como presidente do TSE termina dia 3 de junho de 2024.

    Confira a composição atual e o esclarecimento em vídeo publicado no canal do TSE no YouTube.

    Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo