Logo fato ou boato

Esclarecimentos sobre informações falsas

Você está aqui:Página Inicial / Últimas checagens / Auditoria do PSDB não encontrou fraude nas eleições de 2014

COMPARTILHAR

Auditoria do PSDB não encontrou fraude nas eleições de 2014

Ao contrário do que afirma a notícia falsa, partido descartou hipótese de adulteração do resultado do pleito

Publicado em 28/07/2021 às 15:35, atualizado em 17/09/2022 às 13:00

Auditoria do PSDB não encontrou fraude nas eleições de 2014

Circulou nas redes sociais uma postagem que reproduz um vídeo gravado por um deputado federal com o resultado de uma auditoria realizada pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) após as Eleições Gerais de 2014.

A publicação visa confundir o eleitor ao sugerir que, no documento apresentado pelo político, estaria uma suposta comprovação de que aquele pleito teria sido fraudado.

Fato ou Boato?

O partido realmente solicitou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permissão para auditar os sistemas de votação, apuração e totalização de votos depois do pleito realizado em 2014.

O pedido foi prontamente aceito pelo Tribunal, que disponibilizou a estrutura e forneceu as informações necessárias para que a sigla fizesse a inspeção.

A questão é que, ao contrário do que sugere a peça desinformativa, a auditoria feita pelo PSDB não constatou nenhuma irregularidade no processo eleitoral.

O vídeo, portanto, foi reproduzido de uma maneira enganosa para dar a entender que, no relatório mostrado pelo deputado, estariam contidas provas de que o processo eleitoral havia sido manipulado.

O fato é que a auditoria feita pelo partido concluiu que não foram identificadas fraudes nas Eleições Gerais de 2014.

A mentira foi esclarecida tanto pelo TSE quanto por agências de checagem, que conferiram o material publicado na época e descartaram qualquer hipótese de interferência no resultado da votação.

Acesse as checagens e esclarecimentos abaixo