logo JE
logo Seu Voto Tem Poder

Bem-vind@ à página do Centro de Divulgação das Eleições (CDE 2020)!

Este espaço é o principal canal de comunicação entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os profissionais que trabalharão no CDE 2020 no pleito deste ano. Ele reúne um conjunto de informações úteis relacionadas às principais etapas do processo eleitoral, e sobre o funcionamento do Centro. Novidades sobre as eleições, informações sobre credenciamento de imprensa para o CDE Presencial e Virtual, e boletins nos dias de votação são alguns dos assuntos que constarão nesta área. Fique atent@ e acompanhe as constantes atualizações que serão realizadas aqui pela equipe da Assessoria de Comunicação do TSE (Ascom).

Banner Apresentação

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL (TSE)
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL (ASCOM)
CENTRO DE DIVULGAÇÃO DAS ELEIÇÕES 2020 (CDE 2020)
REGRAS PARA CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA

LEIA COM ATENÇÃO ANTES DE PREENCHER O FORMULÁRIO

O presente credenciamento destina-se EXCLUSIVAMENTE aos VEÍCULOS DE IMPRENSA que desejam enviar equipes de jornalistas para a cobertura das Eleições Municipais de 2020 na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

Em virtude da pandemia da Covid-19 e considerando as orientações do Plano de Segurança Sanitária, elaborado pela consultoria sanitária formada por especialistas da Fiocruz e dos hospitais Sírio-Libanês e Albert Einstein, o Centro de Divulgação das Eleições 2020 (CDE 2020) funcionará de duas maneiras: Virtual e Presencial.

Para o CDE 2020 Virtual, os credenciamentos podem ser realizados de 26 de outubro a 29 de novembro pelos próprios profissionais de imprensa, que receberão as informações relativas às Eleições 2020 pelo celular, incluindo boletins, textos, e contatos de plantão na Assessoria de Comunicação.

Já para o CDE 2020 Presencial, o credenciamento será oferecido exclusivamente para veículos de comunicação, e profissionais da imprensa que entendam ser ESSENCIAL a realização da cobertura de forma presencial. O prazo de credenciamento será de 3 a 9 de novembro.

Essa medida será adotada para limitar a quantidade de profissionais num mesmo local e evitar aglomeração. Para tanto, a Assessoria de Comunicação Social do TSE vai analisar os pedidos de credenciamento ao CDE 2020 Presencial e aprovará ou não cada pedido, observando, inclusive, a capacidade de pessoas no espaço. A confirmação ou a recusa do credenciamento ocorrerá por intermédio do e-mail informado na solicitação das credenciais.

As credenciais fornecidas para os veículos deverão ser compartilhadas entre as equipes designadas para a cobertura das Eleições 2020 e valerão tanto para o primeiro turno (15 de novembro) quanto para o segundo (29 de novembro). O uso da credencial é de responsabilidade do profissional cotado para a cobertura. O EXTRAVIO DO DOCUMENTO NÃO DARÁ DIREITO A OUTRA CREDENCIAL PARA O VEÍCULO DE IMPRENSA.

As credenciais para o CDE 2020 Presencial serão distribuídas aos veículos de imprensa nos dias 12 e 13 de novembro de 2020, na Ascom/TSE, mediante identificação do profissional pela área de segurança do TSE.

O profissional designado para atuar nas Eleições 2020 terá de utilizar OBRIGATORIAMENTE máscara e observar o distanciamento social.

Serão disponibilizadas credenciais nominais aos VEÍCULOS DE IMPRENSA, discriminados por tipo:

  • 2 credenciais por VEÍCULO DE MÍDIA IMPRESSA ou DIGITAL (JORNAL, REVISTA, SITE);
  • 1 credencial por EMISSORA DE RÁDIO;
  • 3 credenciais por EMISSORA DE TELEVISÃO;

As credenciais serão distribuídas conforme o nome do veículo de imprensa. Diferentes veículos de um mesmo grupo de comunicação, do mesmo tipo de mídia e com números de CNPJ diferentes, deverão se credenciar com o seu nome de fantasia. Será observado o limite de dois grupos extras de credenciais do mesmo tipo de mídia para diferentes veículos da mesma organização.

Informamos que as dependências do Tribunal – como o saguão do Plenário, os auditórios e outras áreas fechada do TSE – não estarão disponíveis para o livre acesso pelos profissionais credenciados nem mesmo para gravar passagens. Para isso, serão disponibilizados espaços no térreo do TSE.

Além disso, não serão disponibilizadas cabines de transmissão para emissoras de rádio.

Devido ao número limitado de vagas (estações de trabalho, cabines de rádio e slots para tevês) no âmbito do CDE 2020 Presencial, o TSE reserva-se o direito de restringir o acesso ao Centro, levando em consideração a manutenção do distanciamento social entre os profissionais.

Esclarecimentos adicionais poderão ser obtidos na página do CDE 2020 ou diretamente junto à Ascom/TSE pelos telefones (61) 3030-7091 e (61) 3030-7541. Os interessados podem ainda enviar mensagem ao e-mail: cdecredenciamento@tse.jus.br

Regras de funcionamento

O Centro de Divulgação das Eleições (CDE) Presencial funcionará apenas no dia das Eleições Municipais, no primeiro e no segundo turno. O espaço é destinado exclusivamente aos profissionais de imprensa (repórteres / cinegrafistas / fotógrafos e técnicos) designados por veículos de comunicação para cobertura das Eleições 2020. Para mais informações sobre credenciamento para acesso ao CDE 2020, clique aqui.

Horário de Funcionamento do CDE 2020

Dias de realização das eleições no primeiro e segundo turnos (15 e 29 de novembro de 2020): das 6h às 23h.

Guia do Jornalista

Nessas eleições, o Guia do Jornalista será no formato eletrônico. O objetivo é oferecer subsídios, estatísticas e esclarecimentos que ajudam a compreender melhor o cenário eleitoral brasileiro, bem como auxiliar na apuração de informações referentes ao pleito deste ano. Para fazer o download clique aqui.

E-mail para

cdecredenciamento@tse.jus.br

Telefones úteis

(61) 3030-7091 / (61) 3030-7080 /(61) 3030-7153 / (61) 3030-7740/ (61) 3030-7541