Processos

P.1.1 Escritório de Processos Organizacionais

A Gestão de Processos tem como ponto central a reunião de tarefas ou atividades isoladas. Inicialmente era vista como um procedimento para melhorar o desempenho organizacional.

Diante do aumento do conteúdo intelectual que envolve os processos de trabalho, as organizações se valem desses procedimentos organizacionais não somente com o fulcro de ampliar seu horizonte, mas também de criar uma visão sistêmica, tornando-se sua principal ferramenta de gerenciamento e melhoria interna, compreendendo:

a)      planejamento;

b)      projeto;

c)      construção;

d)      implementação;

e)      utilização;

f)       monitoramento;

g)      identificação de melhorias e realização de ajustes.

 

Abordar por processos enseja apagar as fronteiras funcionais em prol da eficiência e eficácia, privilegiando a satisfação do cliente. Gerir por processos significa desenvolver aprendizado organizacional, conhecendo o fluxo das atividades, suas interfaces, entradas, saídas, insumos, fornecedores e os requisitos para sua execução.

A governança de processos tem por objetivo organizar e direcionar a gestão de processos na organização, por meio de suas políticas, diretrizes e atividades. Trata-se de um conjunto de atividades, métodos, padrões, papéis e ferramentas utilizados para planejar, documentar, disponibilizar e compartilhar os processos de negócio, de forma a permitir o gerenciamento destes modelos.

Os principais objetos da governança de processos são:

I) cadeia de valor;

II) arquitetura dos processos;

III) metodologia de gestão de processos;

IV) modelo operacional do escritório de processos.

 

P.1.2 Escritório de Gestão da Qualidade

A existência de uma organização justifica-se primordialmente pelo público ao qual ela atende. Nesse contexto, o TSE busca adotar práticas de gestão da qualidade que visem ao atendimento das necessidades do cidadão assistido pela Justiça Eleitoral, fazendo-o de modo eficiente. Tais práticas se consolidam através de um Sistema de Gestão da Qualidade implantado em conformidade com os requisitos da família de normas internacionais ISO 9000.

Nesse Sistema, são constantemente monitoradas a conformidade dos processos e produtos gerados, bem como a satisfação do público atendido, de modo a serem obtidas informações que apoiem a tomada de decisões, tratando os resultados indesejados de forma a aumentar a satisfação do cidadão.

Gestor Responsável: Assessoria de Gestão Estratégica +