imprimir    salvar

Saiba mais sobre a qualidade

Qualidade

A palavra Qualidade se define de muitas maneiras, mas podemos dizer que é o conjunto de características de um produto ou serviço que lhe conferem a aptidão para satisfazer as necessidades do cliente.

 

Normas ISO 9000

A expressão ISO 9000 designa um conjunto de normas internacionais, as quais especificam os elementos que devem integrar o Sistema de Gestão da Qualidade de uma Organização e como devem funcionar estes elementos para assegurar a qualidade dos bens e serviço que produz a Organização. As Normas ISO 9000 são desenvolvidas pela International Organization for Standardization, entidade fundada em 1947, com sede na Suíça. Esta organização internacional está formada pelos organismos de normalização de quase todos os países do mundo. O Brasil é representado pela ABNT.

 

Sistema de Gestão da Qualidade

Em primeiro lugar, é necessário definir o que significa Sistema. Formalmente Sistema é um conjunto de elementos que estão relacionados entre si. Então, Sistema de Gestão da Qualidade significa dispor de uma série de elementos como Processos, Manual da Qualidade, Procedimentos de Inspeção e Ensaio, Instruções de Trabalho, Plano de Capacitação, Registros da Qualidade, etc., tudo funcionando em equipe para produzir bens e serviços com qualidade requerida pelos Clientes. Os elementos de um sistema de gestão da qualidade devem estar documentados por escrito.

 

Cliente

Pessoa (s) física (s) e/ou jurídica (s) - pública (s) ou privada (s) - que demandam ou utilizam diretamente serviços/produtos fornecidos pela organização.  São também denominados usuários.

 

 

Gestor Responsável: Tribunal Regional Eleitoral - TO +