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Histórico da qualidade no TRE - TO

A Justiça Eleitoral é o instrumento de garantia da seriedade do processo eleitoral, seja no comando das eleições, evitando abusos e fraudes, seja na preservação de direitos e garantias por meio da fixação e fiel observância de diretrizes claras e firmes, fundamentadas em lei.

 

O TRE – TO foi instalado no dia 14/02/1989, na cidade de Miracema do Tocantins, então capital provisória do Estado. Em 1990, ocorreu a mudança da sede para Palmas, onde desempenha a sua competência institucional de responsável direto pela administração mais próxima do processo eleitoral.

 

Em 2004, antenada com as novas exigências da sociedade e alinhados aos ditames da administração moderna, a direção do TRE decidiu pela implantação de um sistema de gestão da qualidade e a sua certificação conforme a norma ISO 9001, estabelecendo como escopo do Sistema de Gestão da Qualidade - SGQ os processos de realização das eleições, uma meta inédita e ousada para a administração pública.

 

Em julho de 2005, o objetivo foi alcançado com a obtenção da certificação ISO 9001 do SGQ do TRE – TO. O TRE foi o primeiro órgão público do Tocantins a obter a certificação ISO 9001 e um dos cinqüenta primeiros em todo o Brasil. A partir daí, têm-se trilhado os caminhos da melhoria contínua.

 

Em 2010, ao comemorar os cinco anos de certificação, os fatos e dados demonstram a consistência e a maturidade do SGQ. No processo eleitoral de 2010, inovações desenvolvidas por seus servidores e aplicadas na execução das eleições renderam ao Tribunal reconhecimento nacional e repercussão internacional ao seu trabalho.

 

Em agosto de 2012, o Tribunal obteve mais uma certificação, desta vez pelo Programa de Qualidade da Justiça Eleitoral – PQJE, ratificando a excelência dos serviços prestados pelo Tribunal.

 

Em 2013, no mês de abril, foi concluído o projeto de extensão do escopo de certificação para área judicial, com a modelagem do processo de Trâmite Processual Judicial na Secretaria Judiciária. Através de uma auditoria extraordinária no processo, a certificação foi confirmada e a vertente judicial incluída no escopo de certificação que, até então, era eminentemente administrativo.

 

Em 2014, por meio da Portaria TRE nº 385, foi instituído o Escritório de Processos Organizacionais - EPO, o qual passou a funcionar na Assessoria de Pesquisa, Estratégia e Gestão da Qualidade sob a coordenação do titular da unidade que é, também, o RD no SGQ.

 

Com o passar dos anos, o TRE registra evolução na maioria dos indicadores da qualidade. Destaque para a manutenção do índice geral de satisfação do eleitor, mantido historicamente em patamares superiores a 90%, conforme apurado em pesquisas de satisfação realizadas no dia das eleições.

 

O compromisso com a qualidade e o empenho de todos os servidores do TRE garante a manutenção e a melhoria do SGQ e o cumprimento da sua política da qualidade.

No TRE - TO a busca da melhoria é contínua...

 

Gestor Responsável: Assessoria de Pesquisa, Estratégia e Gestão da Qualidade +