Youtube
Twitter
Rss
Email
imprimir    salvar

Imprensa

Juiz membro do TRE-TO participa da VIII Conferência Ibero-Americana de Cortes Eleitorais e Organismos no Amazonas
Juiz membro do TRE-TO participa da VIII Conferência Ibero-Americana de Cortes Eleitorais e Organismos no Amazonas

Juiz membro do TRE-TO participa da VIII Conferência Ibero-Americana de Cortes Eleitorais e Organismos no Amazonas

Representando o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), o juiz membro Henrique Pereira, participou da solenidade de abertura da VIII Conferência Ibero-Americana de Cortes Eleitorais e Organismos Eleitorais, que acontece pela primeira vez no Brasil, no TRE do Amazonas, e discute o tema “Judicialização na Política, democracia interna dos Partidos e integridade no processo eleitoral”.

 

A cerimonia de abertura foi presidida pelo Ministro Dias Toffoli. Durante o evento, também houve a cerimônia que marca o início da implantação do Processo Judicial Eletrônico (PJe) no TRE-AM, com apresentação de vídeo institucional.

 

Conferência

A Conferência é um encontro internacional para intercâmbio, reflexão, análise e troca de experiências, dedicado exclusivamente a questões relacionadas à Justiça Eleitoral. É uma realização do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Instituto Internacional para a Democracia e Assistência Eleitoral (Idea), e acontece de 28 de abril a 2 de maio.

 

Estão presentes magistrados e representantes do Peru, Panamá, México, Espanha, Equador, El Salvador, Colômbia, Argentina, Bolívia, República Dominicana, Honduras e Uruguai, além da Organização dos Estados Americanos (OEA). 

 

Iniciativas 

A Justiça Eleitoral brasileira e o Idea desenvolvem iniciativas na defesa da cooperação internacional e em favor da promoção de eleições livres, íntegras e igualitárias. As instituições já realizaram projetos em parceria, como o Congresso Internacional de Financiamento Eleitoral e Democracia e o lançamento, em português, do Manual do Idea sobre financiamento político, que aborda a realidade de mais de 170 países sobre o assunto.

 

Idea Internacional 

Criado em 1995, o Idea tem como finalidade prestar assistência técnica e realizar estudos e pesquisas sobre processos eleitorais, democracia e desenvolvimento. O Instituto, que conta atualmente com 29 estados-membros, incluindo o Brasil, é financiado por contribuições voluntárias dos membros e de diferentes organizações, como a Comissão Europeia, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e o Banco Interamericano de Desenvolvimento. 

 

Acesse aqui a programação da VIII Conferência Ibero-Americana de Cortes Eleitorais e Organismos Eleitorais, que prossegue até o próximo dia 2. 

 

(ASCOM TRE-TO com informações do TSE e TRE-AM)

 

 

Gestor Responsável: Assessoria de Comunicação Social, Corporativa e Cerimonial +

Quem somos

Contatos