imprimir    salvar

Gestão de configuração

A Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação (ITIL) define o Gerenciamento de Configuração como o  processo responsável por manter informações sobre os Itens de Configuração (IC) necessários para um serviço em TI, incluindo seus relacionamentos. Esta informação é gerenciada por todo o ciclo de vida do IC. O principal objetivo do Gerenciamento da Configuração é apoiar a execução dos serviços em TI, oferecendo dados precisos a todos os processos de Gerenciamento de Serviços em TI quando e onde for necessário. 

De acordo com a ITIL, um IC é definido como qualquer componente ou outro ativo de serviço que precise ser gerenciado de forma a entregar um serviço de TI. Eles incluem tipicamente hardware, software, prédios, pessoas e documentos formais tais como documentação de processos e acordos de nível de serviço.

No TRE/RN, após o estudo dos requisitos de infraestrutura de tecnologia da informação impostos pela Resolução nº 90/2009 - CNJ, foi instituído um grupo de trabalho responsável pelo estudo e implantação do processo de gerenciamento de configuração de tecnologia da informação no âmbito deste Tribunal, objeto da Portaria nº 230/2013 – GP, cuja composição foi alterada pela Portaria nº 334/2013-GP, tomando-se por base as diretrizes preconizadas pela ITIL

A modelagem do processo de gestão de ativos de configuração de TIC encontra-se em fase de andamento, com previsão de término até novembro de 2016, conforme consta no item 1.6 do Plano de Trabalho do CNJ.

No último link abaixo, pode ser obtida a relação dos ICs relacionados a hardware e software do TRE/RN.

Links

Gestor Responsável: Gabinete da Secretaria de Tecnologia da Informação +