DSS06 - Gerenciamento dos controles de processos de negócio

Consiste na busca de melhorias para os processos de trabalho, por meio da eliminação de atividades e/ou documentos considerados desnecessários ou do seu remanejamento para outras unidades, como forma de otimizar os fluxos de atividades das áreas de tecnologia da informação e logística de eleições e facilitar a atuação de novos servidores/colaboradores.

A modelagem de processos possibilita criar uma abstração de como funciona um negócio, pois fornece o entendimento de como são realizadas as diversas atividades contidas em cada processo. Para a geração de um fluxo de como as atividades são e/ou devem ser realizadas - desde seu início até alcançar o objetivo do processo - são utilizados informações e documentos.

Modelagem de processos de negócio é normalmente realizado por analistas de negócios e gestores que estão buscando melhorar a eficiência do processo e da qualidade.

A manualização dos processos internos constitui um dos principais objetivos estratégicos da STIC, para que as unidades possam realizar as suas atividades de forma sistemática, evitando-se o retrabalho que é comum em todos os setores, pela falta de registro dos procedimentos inerentes a cada uma das atividades.

Em 2012, houve uma tentativa de modelar os processos mais críticos ou relevantes para as áreas de infraestrutura tecnológica, logística de eleições e soluções corporativas. No entanto, considerando o volume de atividades, por se tratar de ano eleitoral, não foi possível dar continuidade à programação inicial.

Visando retomar a modelagem no âmbito da STIC, em 2016 foi elaborado uma nova proposta de catálogo de processos, contendo 42 (quarenta e dois) processos, agrupados com base na Cadeia de Valor do TRE/RN, resultando na seguinte composição:

  • Macroprocessos Finalísticos (7 processos relacionados ao processo eleitoral)
  • Macroprocessos de Governança e Gestão (8 processos vinculados à área de Gestão Estratégica de TIC; e 1, associado a Controles Internos, Correições e Auditoria)
  • Macroprocessos de Suporte (26 processos vinculados ao tema Gestão de TIC)

O catálogo foi encaminhado à Administração para apreciação, por meio do Memorando nº 036/2016 (PAE 6684/2016), tendo sido aprovado, após análise da Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégica - ASPLAN, que apontou algumas sugestões de alterações. Essa demanda corresponde à ação/projeto GEST-02 do Portfólio de Iniciativas do Gabinete e Apoio a Planejamento e Gestão, que constitui o Anexo I.1 do Plano Diretor de TIC (PDTIC) 2016/2017, e servirá como base para a medição do indicador 4 do Plano Estratégico de TIC (PETIC) 2016/2017, qual seja a “Modelagem de Processos de TIC”.

MODELAGENS REALIZADAS EM 2016

Macroprocessos Finalísticos

Tema: Processo Eleitoral

Macroprocessos de Governança e Gestão

Tema: Controle Internos, Correições e Auditoria

Tema: Gestão Estratégica de TIC

Macroprocessos de Suporte

Tema: Gestão dos Serviços de TIC

 

LINKS

Gestor Responsável: Gabinete da Secretaria de Tecnologia da Informação +