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DSS06 - Gerenciamento dos controles de processos de negócio

Consiste na busca de melhorias para os processos de trabalho, por meio da eliminação de atividades e/ou documentos considerados desnecessários ou do seu remanejamento para outras unidades, como forma de otimizar os fluxos de atividades das áreas de tecnologia da informação e logística de eleições e facilitar a atuação de novos servidores/colaboradores.

A modelagem de processos possibilita criar uma abstração de como funciona um negócio, pois fornece o entendimento de como são realizadas as diversas atividades contidas em cada processo. Para a geração de um fluxo de como as atividades são e/ou devem ser realizadas - desde seu início até alcançar o objetivo do processo - são utilizados informações e documentos.

Modelagem de processos de negócio é normalmente realizado por analistas de negócios e gestores que estão buscando melhorar a eficiência do processo e da qualidade.

A manualização dos processos internos constitui um dos principais objetivos estratégicos da STIC, para que as unidades possam realizar as suas atividades de forma sistemática, evitando-se o retrabalho que é comum em todos os setores, pela falta de registro dos procedimentos inerentes a cada uma das atividades.

Em 2012, houve uma tentativa de modelar os processos mais críticos ou relevantes para as áreas de infraestrutura tecnológica, logística de eleições e soluções corporativas. No entanto, considerando o volume de atividades, por se tratar de ano eleitoral, não foi possível dar continuidade à programação inicial.

Visando retomar a modelagem no âmbito da STIC, em 2016 foi elaborado uma nova proposta de catálogo de processos, contendo 42 (quarenta e dois) processos, agrupados com base na Cadeia de Valor do TRE/RN, resultando na seguinte composição:

  • Macroprocessos Finalísticos (7 processos relacionados ao processo eleitoral)
  • Macroprocessos de Governança e Gestão (8 processos vinculados à área de Gestão Estratégica de TIC; e 1, associado a Controles Internos, Correições e Auditoria)
  • Macroprocessos de Suporte (26 processos vinculados ao tema Gestão de TIC)

O catálogo foi encaminhado à Administração para apreciação, por meio do Memorando nº 036/2016 (PAE 6684/2016), tendo sido aprovado, após análise da Assessoria de Planejamento e Gestão Estratégica - ASPLAN, que apontou algumas sugestões de alterações. Essa demanda corresponde à ação/projeto GEST-02 do Portfólio de Iniciativas do Gabinete e Apoio a Planejamento e Gestão, que constitui o Anexo I.1 do Plano Diretor de TIC (PDTIC) 2016/2017, e servirá como base para a medição do indicador 4 do Plano Estratégico de TIC (PETIC) 2016/2017, qual seja a “Modelagem de Processos de TIC”.

Considerando a meta estipulada no indicador 4 acima referido, foram selecionados 24 (vinte e quatro) processos para serem modelados ainda em 2016, ficando os demais para modelagem até 2019. À medida que os processos sejam modelados pelas unidades e aprovados pelo CETIC, os fluxogramas serão disponibilizados abaixo.

MODELAGEM PREVISTA PARA 2016

Macroprocessos Finalísticos

Tema: Processo Eleitoral

  • 01. Planejamento da logística de TIC nas eleições ordinárias
    • Gestor: Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação
  • 02. Suporte aos sistemas eleitorais
    • Gestor: Coordenador de Logística de Eleições
  • 03. Suporte às eleições suplementares
    • Gestor: Coordenador de Logística de Eleições
  • 04. Informações e estatísticas eleitorais
    • Gestor: Coordenador de Logística de Eleições
  • 05. Manutenção preventiva de urnas eletrônicas
    • Gestor: Coordenador de Logística de Eleições
  • 06. Manutenção corretiva de urnas eletrônicas
    • Gestor: Coordenador de Logística de Eleições
  • 07. Eleições comunitárias
    • Gestor: Coordenador de Logística de Eleições

Macroprocessos de Governança e Gestão

Tema: Controle Internos, Correições e Auditoria

Tema: Gestão Estratégica de TIC

Macroprocessos de Suporte

Tema: Gestão dos Serviços de TIC

  • 02. Gestão de serviços de TIC
    • Gestor: Secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação
  • 03. Funcionamento da Central de Serviços de TIC
    • Gestor: Coordenador de Infraestrutura Tecnológica
  • 05. Gerenciamento de incidentes de TIC
    • Gestor: Coordenador de Infraestrutura Tecnológica
  • 06. Gerenciamento de requisições de serviços de TIC
    • Gestor: Coordenador de Infraestrutura Tecnológica
  • 08. Gerenciamento de mudanças de TIC
    • Gestor: Coordenador de Sistemas
  • 10. Gestão dos ativos de configuração de TIC
    • Gestor: Coordenador de Infraestrutura Tecnológica
  • 12. Gerenciamento do catálogo de serviços de TIC
    • Gestor: Coordenador de Infraestrutura Tecnológica
  • 19. Gerenciamento da base de usuários
    • Gestor: Coordenador de Infraestrutura Tecnológica
  • 20. Gestão de segurança da informação e comunicação
    • Gestor: Presidente da Comissão Permanente de Segurança da Informação
  • 21. Administração dos bancos de dados
    • Gestor: Coordenador de Sistemas
  • 25. Gerenciamento dos sítios eletrônicos
    • Gestor: Coordenador de Sistemas
  • 26. Suporte na publicação de conteúdo nos sítios eletrônicos
    • Gestor: Coordenador de Sistemas

 

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