TRE-RN - Banner Ciclo de Palestras - Voto Consciente

Ciclo de Palestras - Voto Consciente

Seja um eleitor consciente! Conheça a segurança do sistema eletrônico do voto!  São propostas do Ciclo de Palestras promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, em parceria com o programa Justiça e Escola, vinculado ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

A grade de escolas que serão beneficiadas começou a ser executada no dia três de setembro na Escola Municipal José de Andrade Frazão, localizada no Loteamento Jardim Nossa Senhora da Apresentação, Zona Norte de Natal, mais de 100 alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) assistiram  aos palestrantes que, além da exposição dos temas, responderam aos questionamentos dos alunos e professores, finalizando com a simulação do voto por parte dos presentes.

Para a desembargadora Maria Zeneide Bezerra, corregedora do TRE-RN, somente através da educação acontecerá às mudanças necessárias ao país. “Não podemos trabalhar cidadania, e o voto é um dos mais significantes atos de um cidadão, sem estarmos em sintonia com a escola. Faremos o que for necessário para informar aos norte-rio-grandenses o tramite, a segurança e a importância de seu voto”, afirmou.

 

Veja o que disseram sobre a Ação:


O magistrado Eduardo Guimarães, primeiro palestrante da noite e vice-diretor da EJE, destacou que o voto não é somente uma obrigação:


"Muitas pessoas não conhecem o poder do voto e o significado que a política tem em suas vidas. Numa democracia, as eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania. Possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. Eleger um péssimo governante pode refletir na qualidade dos serviços prestados na saúde, na educação, na segurança. Desta forma, precisamos dar mais atenção as propostas dos candidatos e em políticos que tenham um passado limpo".

 Eduardo Guimarães
Juiz Federal e Vice-Diretor da EJE-RN

 

"Este ano, o desenvolvimento e implantação das urnas eletrônicas no Brasil completa 20 anos. O  sistema, genuinamente brasileiro, já foi mostrado a mais de 30 países e, até hoje, nunca houve nenhuma constatação de fraude ou ameaça à segurança do sigilo, do voto ou do pleito".

Marcos Maia
Secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RN

 

"A importância do evento está na junção da Justiça com a escola, pois a atividade jurisdicional deve ser cidadã.".

Dr. Sérgio Maia
Membro da Corte Eleitoral e Palestrante

 

"Ações como essa são importantes, considerando que os alunos não têm muitas oportunidades para esclarecer dúvidas sobre as eleições, sendo que, pouquíssimos sabem do real papel da Justiça Eleitoral à democracia do país".

Gildenes Farias
Diretora

 

"Essas informações que os palestrantes trouxeram são fundamentais e  deveriam ser mostradas na TV antes da propaganda política, assim a gente teria como saber o que avaliar em cada candidato".

Francinaldo Garcia Dantas
EJA-4 – Escola Municipal José de Andrade Frazão, bairro Nossa Senhora da Apresentação

 

"As palestras são ótimas, o juiz e o secretário tão ensinando a gente o que é a Lei e a importancia de sabermos votar, pois são os eleitos que fazem as Leis e a gente não sabe, vota em qualquer um".

Sévulo Gomes de Lima
EJA-3– Escola Municipal José de Andrade Frazão, bairro Nossa Senhora da Apresentação

 

Apoio:

 

- Tribunal Regional Eleitoral do RN

- Tribunal de Justiça do RN

- Escola Judiciária Eleitoral do RN

- Núcleo de Ações e Programas Socioambientais do TJRN

 

Gestor Responsável: Gabinete da Escola Judiciária Eleitoral +