Linha do tempo - 1535-2016

1535A Capitania que atualmente corresponde ao Estado do Rio Grande do Norte foi doada por Dom João III aos donatários João de Barros e Aires da Cunha.
1598Fundação da Cidade do Natal, por ordem régia, pelo Governador de Pernambuco Manuel Mascarenhas Homem.
1600Organização do governo da Capitania nascente, com a nomeação do primeiro Capitão-Mor João Rodrigues Colaço.
1603O primeiro sistema eleitoral utilizado foi o Pelouro, seguindo as determinações Filipinas.
1633-1654Ocupação holandesa no Brasil. Governo holandês no nordeste brasileiro, incluindo a ocupação da capitania do Rio Grande do Norte.
1659Reinstalação do governo lusitano na Capitania.
1815D.João VI elevou a Colônia Brasileira à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves.
1817No Rio Grande do Norte, a Revolução Pernambucana foi liberada pela família Albuquerque Maranhão, com instalação do governo republicano na casa onde hoje funciona o Memorial de Câmara Cascudo.  em 25 de abril, é restaurada a Monarquia naquela província.
1885Organização do governo da Capitania nascente, com a nomeação do Primeiro Capitão-Mor João Rodrigues Colaço. Decreto da Câmara de Mossoró extinguindo a escravidão naquele Município.
1888A Rua Grande é denominada Praça André de Albuquerque, em homenagem aos mártires da Revolução Pernambucana. É nesta praça que, atualmente, está instalada a sede do TRE/RN.
1889Queda do Império com a Proclamação da República Federativa do Brasil. Nomeação de Adolfo Gordo para governar o Rio Grande do Norte.
1890Decreto nº8 dissolve a Câmara Municipal e cria um Conselho de Intendentes composto por cinco membros eleitos pela comunidade. Eleições para a Constituição Federal. Nesta época, os 37 municípios do Rio Grande do Norte estavam subordinados a dois distritos eleitorais.
1892O Congresso Legislativo elege Pedro Velho para o cargo de Governador. Promulgada a Constituição EStadual do Rio Grande do Norte. Instalação do Superior Tribunal de Justuiça do Estado, atual Tribunal de Justiça do EStado. Decreto nº13 regulariza o processo eleitoral.
1895Eleições para o Governo do Estado. Foi a primeira vez que, no Regime Republicano, o povo escolheu diretamente um Governador no Rio Grande do Norte. Procedeu-se a eleição para deputados estaduais, juízes distritais e intendentes municipais.

Gestor Responsável: Seção de Biblioteca e Editoração +