Apresentação

A Biblioteca do TRE-PE existe, embrionariamente, desde 1946, porém só foi realmente estruturada a partir de 1984, com a finalidade de fornecer  informação para auxiliar o desenvolvimento das atividades jurídicas e administrativas do Tribunal.  Possui um acervo especializado em Direito Eleitoral, mas abrange também publicações dos diversos ramos do Direito (Constitucional, Penal, Civil, Administrativo, Processo Penal, Processo Civil, etc.) e das áreas de Administração, Ciência Política, Contabilidade, Finanças, Informática, entre outras. A coleção possui mais de 8 mil itens à disposição do usuário, e é composta por livros, folhetos, CDs, DVDs, fotografias, mapas, diários oficiais, revistas jurídicas, trabalhos acadêmicos dos servidores e relatórios de eleições, além de mais de 300 títulos de periódicos (com mais de 4.000 volumes). Também tem um acervo de documentos históricos (fotografias e relatórios de eleições impressos de 1932 ate 1988) que ainda estão em fase de processamento técnico para digitalização e disponibilização na internet.

Fazia parte da Seção de Legislação, Biblioteca e Arquivo (SELBA) da Coordenadoria de Jurisprudência e Editoração da Secretaria Judiciária, de acordo com inciso IV do Art. 3º da  Resolução nº 106, de 04/07/2008. Com a publicação da Resolução nº 300 de 28/08/2017,  passou a integrar a Escola Judiciária Eleitoral (EJE).  Está inserida na Assistência  de Biblioteca, Editoração e Memória  (ASBEM),  conforme estabelecido no inciso III do  Art. 11º da Resolução Nº 301 de  11/09/2017.

Em sessão do Pleno, no dia 19 de fevereiro de 2019, foi apresentada proposta de Nominação da Biblioteca, pelo Desembargador Stênio Neiva, fundamentada no Artigo 196 da Resolução 292/2017 do TRE-PE e na Lei 6.454, de 24 de outubro de 1977. Em Cerimônia Solene no dia 11 de março de 2019, a biblioteca passou a ser chamada "Biblioteca Desembargador Agenor Ferreira de Lima".

Atendendo tanto o público interno quanto o público externo, seu serviços contam com o tradicional serviço de empréstimos que é oferecido a funcionários e membros do TRE e às bibliotecas de outras instituições, além dos demais atendimentos à demandas (pesquisadores de universidades brasileiras e estrangeiras, cientistas políticos, mestrandos, doutorandos, advogados, jornalistas, candidatos, cabos eleitorais, estudantes de graduação e cursos técnicos etc) que podem fazer consulta pessoalmente, por telefone ou e-mail. Os livros e periódicos são emprestados pelo período de oito dias, podendo ser renovados. Os demais usuários (público em geral) podem realizar consultas presenciais ao acervo na própria biblioteca.

A biblioteca integra a Rede de Bibliotecas da Justiça Eleitoral (REJE), formada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Nesta rede, disponibiliza o acervo em bases de dados bibliográficas e textuais. Também é responsável por atender às solicitações de pesquisas sobre eleições, legislação e assuntos relacionados ao direito eleitoral; realizar a normalização das publicações do Tribunal, orientar o público interno sobre a normalização de trabalhos acadêmicos e fazer a gestão de contratos de materiais e serviços bibliográficos.

Está localizada no 2º andar do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, na Avenida Agamenon Magalhães, N° 1160, Graças, Recife/PE - CEP 52.010-904. Telefones: (0xx81) 31949461 e 31949462.

O horário de funcionamento para o público externo é das 9 às 14 horas, de segunda a sexta-feira.

e-mail: biblioteca@tre-pe.jus.br