Programas desenvolvidos pela EJE-PB

Programa desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral da Paraíba que tem como finalidade principal o combate à corrupção eleitoral, atuando principalmente na questão da venda do voto por parte do eleitor.

A EJE-PB criou no ano de 2010 o programa "Voto vendido, povo vencido", que consiste na realização de palestras em diversos locais, como escolas, associações e sindicatos, com a finalidade de conscientizar o eleitor sobre os malefícios causados pela venda do voto.

Os instrutores da Escola Judiciária, em especial nos anos eleitorais, deslocam-se ao maior número possível de localidades do estado da Paraíba, no intuito de difundir essa campanha e procurar levar o eleitor a exercer de forma mais consciente o seu direito de escolher as pessoas que ao longo do mandato o representarão, nas esferas municipal, estadual e federal, ao tempo em que incentiva o acompanhamento dos eleitos exercendo de forma efetiva o controle social.

Acesse a página da campanha.

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba convida o eleitor paraibano a participar de forma ativa das Eleições.

Os mesários, ao lado de eleitores e candidatos, são colaboradores essenciais no processo eleitoral.

Nas próximas Eleições tome a iniciativa: inscreva-se como Colaborador Voluntário. A democracia agradece!

Para inscrever-se, preencha o formulário.

Atenção! Ao preencher o formulário de inscrições, procure ter certeza da exatidão dos dados fornecidos. O cartório eleitoral entrará em contato com o inscrito comunicando se ele será ou não aproveitado como mesário. Caso seja selecionado para compor uma mesa receptora de votos, receberá em seu endereço a convocação expedida pelo Juízo de sua Zona Eleitoral. A convocação para os trabalhos eleitorais é realizada pelo Juiz Eleitoral, a partir do mês de julho do ano em que se realizam as eleições.

Legislação específica

Dúvidas comuns

TRE Rumo às Escolas

Programa desenvolvido pela EJE-PB através da realização de palestras enfocando o papel da Justiça Eleitoral no processo democarático e a importância do ato de votar, demonstrando a responsabilidade que eleitores e eleitos têm diante da sociedade na qual estão inseridos.

As palestras podem solicitados por esculas das rede pública e privada dos três níveis de ensino, sendo interessante que exista um projeto pedagógico por trás do envolvimento da EJE-PB a fim de que o conteúdo não pareça ficar perdido ou descontextualizado.

As instituições de ensino interessadas podem solicitar a realização do programa através do nosso endereço eletrônico (ejepb@tre-pb.jus.br) ou dos nossos telefones (83) 3512.1379, 3512.1380 ou 3512.1383.

TRE de Portas Abertas

Programa de vistiação ao Tribunal Regional eleitoral da Paraíba, voltado às instituições de ensino públicas ou privadas de ensionos fundamental e médio.

As escolas interessadas devem entrar em contato com a EJE-PB através do e-mail (ejepb@tre-pb.jus.br) ou dos telefones (83) 3512.1379, 3512.1380 ou  3512.1383  a fim de fazer o agendamento da vistia.

O programa consiste em um visita guiada pelo TRE, conhecendo o Memorial da Justiça Eleitoral, a Sala de Sessões e a EJE-PB, onde é feita uma palestra que enfoca o funcionamento e a importância da Justiça Eleitoral na construção do processo democrático.

Para acessar o jogo do eleitor clique aqui.