Trabalhos de Auditoria interna

O relatório é o produto final da Auditoria Interna, que é uma atividade independente e objetiva de garantia e consultoria, concebida para adicionar valor e melhorar as operações de uma organização. Ela ajuda uma organização a atingir seus objetivos através de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a efetividade dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança. Esta definição é mundialmente reconhecida e aceita, sendo divulgada pelo Instituto de Auditores Internos (The Institute of Intetrnal Auditors - The IIA), representado no Brasil pelo IIA Brasil.

 

A atividade de auditoria interna passou por um salto evolutivo nos últimos anos, deixando de focar apenas na identificação de irregularidades e fraudes, ou mera conferência de informações prestadas, para funcionar como um verdadeiro instrumento de governança das organizações. Visando adequar-se a esse novo paradigma, a Secretaria de Controle Interno e Auditoria atualizou sua norma de auditoria em 2016, passando a atuar por meio dos instrumentos de auditoria, inspeção administrativa e fiscalização.


Normas de auditoria, inspeção administrativa e fiscalização

 

Plano de Auditoria de Longo Prazo - PALP

 

    Plano Anual de Auditoria - PAA

     

    Obs. O Plano Anual de Auditoria está inserido no Plano de Atividades da SCIA.

    O monitoramento tem por objetivo verificar o cumprimento das recomendações acolhidas pelo Presidente do Tribunal, bem como os resultados delas advindos, ou seja, seus benefícios efetivos. Os resultados deverão ser comunicados por meio do relatório de monitoramento.


    Em atendimento ao que determina o art. n° 132, § 1°, inciso III da Lei n° 13.242/2015 (LDO 2016), damos publicidade ao Relatório de Gestão, Relatório e Certificado de Auditoria, Parecer do órgão de controle interno e o pronunciamento do Ministro de Estado supervisor, ou da autoridade de nível hierárquico equivalente responsável pelas contas da organização.

    Exercício 2016

     

    Exercício 2015

     

    Exercício 2014

     

    Exercício 2013

     

    Exercício 2012