imprimir    salvar

Parceria para divulgação de resultados

Atenção: Os simulados da divulgação serão realizados até o dia 27/09. 
Outras orientações técnicas serão informadas aqui.


A parceria para divulgação de resultados é um acordo firmado entre a Justiça Eleitoral e empresas de telecomunicação, veículos de imprensa e provedores de acesso à internet.

Seu objetivo é fornecer, durante a totalização dos resultados das eleições, dados da apuração dos votos, bem como o suporte necessário para o tratamento dessas informações.

Os termos dessa parceria são regidos pelos arts. 157 a 164 da Resolução-TSE nº 23.456/2015, que dispõe sobre os atos preparatórios para as Eleições de 2016.

Cadastramento dos parceiros: 

  • O cadastramento dos parceiros foi finalizado, conforme estabelecido na Resolução-TSE nº 23.456/2015.
  • Segundo a Resolução nº 23.456/2015, § 3º, para cadastramento, na Justiça Eleitoral, com finalidade de divulgação dos resultados, a entidade interessada deverá cumprir as seguintes exigências:
    I - ser provedora de acesso à internet, empresa de telecomunicação, veículo de imprensa ou partido político com representação na Câmara Federal;
    II - acatar as orientações, critérios e prazos determinados pelos órgãos da Justiça Eleitoral;
    III - disponibilizar os resultados gratuitamente a qualquer interessado;
    IV - divulgar os dados recebidos, informando a sua origem;
    V - ter inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) com situação regular na Secretaria da Receita Federal do Brasil;
    VI - cadastrar-se na Justiça Eleitoral no prazo e nos moldes estabelecidos nesta resolução.
  • Acesse a relação das entidades cadastradas.

Eventos agendados:

  • Simulado com os parceiros (dias 13, 14, 15, 16, 20, 21, 22, 23, 26 e 27/09). Serão disponibilizados dados simulados para os parceiros testarem suas aplicações. Um ciclo de dados será disponibilizado pela manhã (das 10h às 12h) e, novamente, à tarde (das 15h às 17h).
Eventos ocorridos:
  • Dia 04/07 - Audiência com os interessados em firmar parceria para a divulgação dos resultados. A reunião visa apresentar os detalhes da parceria e esclarecer os procedimentos tecnológicos utilizados na divulgação. Foi realizada das 10h30 às 18h, no Auditório I do edifício-sede do TSE, em Brasília. Os vídeos podem ser acessados nos links abaixo.

Gestor Responsável: Assessoria de Comunicação Social +