imprimir    salvar

Aplicativo Caixa 1

Baixe o aplicativo CAIXA 1 e ajude o TRE-MT a combater o caixa 2 de campanhas eleitorais.

No dia 8 de setembro de 2016 o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso lançou o aplicativo CAIXA 1 e colocou nas mãos do eleitor uma poderosa ferramenta de controle social, por meio da qual, com o auxílio da sociedade, a Justiça Eleitoral poderá fechar o cerco contra o caixa 2 de campanhas eleitorais.

O eleitor pode fotografar, filmar ou gravar áudio sobre gastos de campanha e enviar para a Justiça Eleitoral. Não é necessário saber se aquele gasto de campanha está de acordo com as especificações exigidas pela Justiça Eleitoral. O objetivo é reunir dados para cruzar estas informações com a prestação de contas dos candidatos. Se o candidato não informou, na prestação de contas da sua campanha, gastos com cabos eleitorais ou cartazes, por exemplo, e se essas informações chegaram ao TRE por meio do aplicativo CAIXA 1, o juiz pode entender que há fortes indícios de que houve movimentação de dinheiro à margem da Lei, ou seja, por meio do caixa 2 de campanha eleitoral. E caso fique comprovado o caixa 2 na campanha, a Justiça Eleitoral poderá cassar o diploma do candidato beneficiado, caso ele seja eleito.

Os vídeos podem ter até 20 segundos, mas é possível enviar um vídeo e uma foto junto, um vídeo e duas fotos, um vídeo e dois áudios, combinando sempre cinco arquivos de mídia. O aplicativo não exige identificação do eleitor que envia a informação, mas é importante indicar bairro e rua do fato, para auxiliar na análise do material enviado. Também é importante colocar o máximo de informações possíveis.

Os gastos informados podem se referir a: atividade de militância e mobilização de rua, cessão ou locação de veículo, combustíveis e lubrificantes, eventos de promoção de candidaturas, locação/cessão de bens imóveis, locação cessão de bens móveis (exceto veículos), publicidade por materiais impressos, produção de jingles, vinheta e slogans, outros/diversos.

O CAIXA 1 pode ser baixado gratuitamente na loja virtual Play Store, bastando digitar CAIXA 1 ou TRE-MT.  Por enquanto, está disponível apenas para o sistema Android (não funciona em iPhone).

Por meio do aplicativo CAIXA 1, além de informar gastos, o eleitor pode ter acesso a toda a movimentação financeira das campanhas eleitorais, município por município, candidato por candidato, com informações detalhadas sobre doadores e prestadores de serviço.

Instalar aplicativo

Gestor Responsável: Coordenadoria de Controle Interno e Auditoria +