Notícias do TRE - 10 de abril

Trabalho da Comissão de Acessibilidade é elogiado pela ALMG

Durante audiência pública realizada nessa segunda-feira (09), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), a Comissão de Acessibilidade do TRE apresentou as ações desenvolvidas pelo Tribunal para garantir o direito ao voto das pessoas com deficiência. O trabalho foi elogiado pelos deputados estaduais e representantes de diversas organizações.

O presidente do TRE, desembargador Edgard Penna Amorim, lembrou que os projetos não são apenas da Justiça Eleitoral, mas dependem do apoio de toda a sociedade. “Na perspectiva ideal, todo prédio deveria ter acessibilidade plena, mas, como isso não é possível, foram criadas as seções acessíveis nas zonas eleitorais”, explicou o desembargador.  

O juiz Luis Fernando de Oliveira Benfatti, que é presidente da Comissão de Acessibilidade do Tribunal, apresentou os objetivos da Comissão, os direitos do eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida e as ações do TRE para tornar viáveis esses direitos no processo eleitoral. Ele destacou ainda que o Tribunal está tentando parcerias com o Estado de Minas Gerais e com as prefeituras para melhoria da acessibilidade nos locais de votação – com o sinal verde, até o momento, de 187 prefeituras.  

O evento foi presidido pelo deputado Duarte Bechir, presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da ALMG, que parabenizou a Justiça Eleitoral “pelo esforço para que as pessoas se transfiram para as mais de 2700 seções de fácil acesso de Minas Gerais”.   

Saiba mais detalhes na notícia publicada em nosso site.


 

Estudantes visitam o TRE

Cerca de 100 alunos do ensino médio do Colégio Padre Eustáquio, de Belo Horizonte, visitaram o TRE nesta terça-feira (10). Eles acompanharam uma palestra da titular da Seção de Memória Eleitoral (Smemo), Berenice Sobral, sobre a história e funcionamento da Justiça Eleitoral. Depois, visitaram o Centro de Memória e, por último, foram ao posto de atendimento localizado no prédio 320 para fazerem o alistamento eleitoral, com a coleta de dados biométricos. As atividades são parte do projeto Trem da História.

 


Mais de 700 servidores participaram de curso sobre sistemas eleitorais e urna eletrônica 

 

Terminou na última sexta-feira (06), o curso Introdução aos sistemas eleitorais e urna eletrônica. Ele foi realizado na modalidade EaD e contou com a participação de 716 servidores. O objetivo era oferecer aos colegas, especialmente aos que nunca participaram de eleições, a oportunidade de conhecer noções básicas sobre o processo eleitoral, numa perspectiva geral e conceitual, antes de participarem dos treinamentos sobre a efetiva utilização dos sistemas, ferramentas e procedimentos, previstos para os meses de julho e agosto.

O curso foi organizado pela Escola Judiciária Eleitoral e pela Secretaria de Tecnologia da Informação. Na avaliação realizada ao final do treinamento, ele foi apontado como excelente pelos participantes.

Ejemg recomenda palestras oferecidas pela Esaf

 

A Escola Judiciária Eleitoral (Ejemg) avisa aos servidores do TRE que a Escola Superior de Administração Fazendária (Esaf) está com inscrições abertas para duas palestras, que acontecerão em Belo Horizonte:

- Imposto sobre a Renda da Pessoa Física, na próxima quinta-feira (12), das 9h às 12h, no auditório do Ministério da Fazenda (Av. Afonso Pena, 1.316, 10º andar);

- Liderança e Visibilidade Feminina, na próxima sexta-feira (13), das 9h30 às 11h30, na sede da Esaf/MG (Av. Celso Porfírio Machado, 1.100).

As inscrições para as duas palestras são gratuitas e podem ser feitas no site da Esaf. Elas devem ser feitas diretamente pelo servidor, com ciência e aprovação de sua chefia, caso o horário do curso seja o mesmo de seu horário de trabalho. A própria chefia deve abonar o ponto do servidor. O certificado deverá ser averbado como curso externo.

 

 

Anote aí


No dia 17 de abril, às 12h30, será celebrada uma missa de Páscoa na Sala de Sessões do Tribunal (3º andar do prédio 100). O celebrante será o padre Ângelo, do Santuário São Judas Tadeu.

 

 

Deu no Twitter...

Eleições 2018: conheça o trabalho do mesário e seja um voluntário http://dlvr.it/QNzPH8