Notícias do TRE - 4 de dezembro

Novos prefeitos são eleitos em Antônio Dias e Conceição do Rio Verde


As cidades mineiras de Antônio Dias (97ª ZE, de Coronel Fabriciano) e Conceição do Rio Verde (80ª ZE, de Caxambu) passaram por eleições suplementares neste domingo (03) e têm novos prefeitos. Em Antônio Dias, foi eleito o candidato Benedito de Assis Lima (PSDB), o Ditinho, tendo como vice Elcio de Almeida Ataíde (PMDB), pela Coligação “Trabalho e Família” (PSDB/ PMDB/ PR/ PHS/ PV), com 2.960 votos (45,46%). A totalização dos votos foi encerrada às 20h45.

Em Conceição do Rio Verde, o vencedor foi Pedro Paulo (PR), o Pedro da Ju, cujo vice é Cristiano Henrique Custódio (PMDB), pela Coligação “Conceição Não Pode Parar” (PR/PMDB), com 3.911 votos. Na cidade do sul de Minas, a totalização foi encerrada às 18h. Um detalhe curioso sobre Conceição do Rio Verde é que foi a primeira eleição suplementar do estado organizada por um posto de atendimento, em um município afetado pelo rezoneamento eleitoral. Colegas do Posto 084 trabalharam em parceria com a 80ª ZE.

Leia a notícia completa sobre as eleições em nosso site.

 

 

Justiça Eleitoral lança campanha para o voluntariado de mesários

Nesta terça-feira (05), é comemorado o Dia Mundial do Voluntário. Aproveitando a proximidade da data, a Justiça Eleitoral lançou, no último sábado (02), uma campanha para convocar mesários voluntários a trabalharem nas Eleições Gerais de 2018. Um vídeo está sendo veiculado nas emissoras de televisão e nas redes sociais, para incentivar os cidadãos a procurarem o TRE dos seus estados e se inscreverem para atuar nas eleições do ano que vem. Clique a imagem ao lado para assistir. A campanha conta ainda com alguns cartazes e banner sobre o tema.

A função desempenhada pelos mesários é considerada de fundamental importância, pois a atuação deles garante o funcionamento normal dos pontos de votação durante as eleições. Cabe ao mesário organizar a seção eleitoral, identificar os eleitores, autorizá-los a votar, operar a urna eletrônica, processar justificativas e conduzir, com tranquilidade, os trabalhos de votação. O serviço prestado pelo mesário não gera remuneração, mas dá direito a auxílio-alimentação e a dois dias de folga, no serviço público ou privado, para cada dia trabalhado. Também é considerado critério de desempate em concursos públicos, desde que previsto em edital.

Leia mais sobre o assunto na notícia publicada no site do TSE.

 

 

Colegas de Janaúba fazem atendimento itinerante em comunidade rural

No último sábado (02), a equipe da 147ª ZE, de Janaúba, montou um posto de atendimento na Escola Estadual Dr José Esteves Rodrigues, na comunidade rural Quem Quem, para fazer o recadastramento biométrico dos moradores. Quatro kits biométricos foram instalados no local, e 146 eleitores foram atendidos.

 


Chuva forte do fim de semana provocou estragos nos prédios do TRE 


A Secretaria de Gestão de Serviços relata que a forte chuva ocorrida na noite do último sábado (02) provocou alagamentos na Avenida Prudente de Morais e no prédio 320. Além disso, a calha desse edifício não suportou o volume de água e algumas placas do teto na sala da Coordenadoria de Gestão Estratégica (CGE) foram danificadas. Já no prédio 100, a água invadiu o estacionamento E1 e, através de uma fissura no piso, atravessou a laje e provocou goteiras na recepção.

Nos dois edifícios, a limpeza e os consertos foram providenciados no domingo (03), por equipes da Seção de Manutenção Predial (Semap) e da Seção de Administração Predial (SEADP), para que não houvesse prejuízo ao expediente de segunda-feira. No segundo andar do prédio 100, no entanto, ainda há problemas, porque os trabalhos de impermeabilização da laje do terceiro andar não foram concluídos. A SGS está estudando uma forma de fazer uma impermeabilização provisória, até que o clima e uma nova contratação permitam a conclusão dos serviços definitivos.

 

 

Orientações da Segep sobre cuidados com os bens do Tribunal


Dando continuidade à campanha da Seção de Gestão Patrimonial (Segep), a nota desta segunda fala sobre os procedimentos relativos aos bens patrimoniados nos processos de mudança de local físico do setor. A Segep sugere que, antes da mudança, um responsável pelo setor certifique que todos os bens permanentes que estão sob a carga patrimonial da unidade foram encontrados.

Para isso, recomenda a utilização do Termo de Responsabilidade patrimonial. A conferência também deve ser realizada quando os bens chegarem ao novo endereço da unidade. O Termo de Responsabilidade pode ser emitido no Portal de Serviços, na Seção Apoio, em “Consulta Patrimonial”.



Deu no Twitter

O Tribunal Superior Eleitoral apresentou relatório parcial de resultados do Teste Público de Segurança 2017 do sistema eletrônico de votação. Saiba mais detalhes desse balanço: https://goo.gl/ijoFp4.



Mostra de cinema de animação agita a semana em BH 


Quem curte cinema de animação não pode perder a 15ª edição da Mostra Udigrudi Mundial de Animação (Mumia), que acontece em vários espaços culturais de Belo Horizonte até o próximo domingo (10).  A programação conta com exibição de filmes infantis e juvenis, mostras competitivas mineiras, nacionais e internacionais, além de oficinas e bate papo com referências na área.
 

Confira no site da mostra a programação completa.