imprimir    salvar
banner sintonia

Notícias do TRE - 20 de setembro

Tribunal incentiva que candidatos e partidos entreguem sobras de materiais de campanha


Assim como feito em anos anteriores, o TRE fez parceria com algumas instituições em BH para receber as sobras de materiais de campanha. A iniciativa para evitar o descarte irregular de material de campanha e a distribuição ilegal de propaganda no dia das eleições é uma das ações do Sujeira Não é Legal. Os detalhes dos locais que receberão as sobras na Capital estão em notícia publicada no site do Tribunal. O presidente, desembargador Domingos Coelho, já enviou Ofício aos partidos, coligações e candidatos informando sobre os locais de descarte recomendados na Capital.

O presidente também enviou Ofício aos juízes eleitorais de todo o estado para que incentivem também em seus municípios o descarte sustentável das sobras de materiais de campanha. Para ajudar nisso, está na página do Atuação, no canto inferior direito, uma relação de cooperativas de coleta de materiais recicláveis no interior.
 



Eleitores podem encontrar informações, colinha e simulador de votação no site do Tribunal

 

Os eleitores que tiverem dúvidas sobre as Eleições 2016, como a ordem de votação na urna eletrônica, quais os documentos necessários, o que pode ser levado na cabine de votação, justificativa, dentre outros assuntos, podem recorrer ao Guia do Eleitor, atualizadíssimo na página Eleições 2016, no site do Tribunal. Lá, o eleitor ainda encontra um recurso que facilita e muito na hora de votar: a colinha. Os cartórios também já receberam a colinha, mas podem orientar os eleitores que entrarem em contato por telefone ou email que ela está disponível para impressão pelo site.

Outra forma de preparação para o eleitor é o Simulador de Votação na Urna Eletrônica, que também já está na página Eleições 2016. Lá, o eleitor pode treinar a votação para vereador e prefeito como se estivesse em uma urna eletrônica de verdade.

A informação sobre a colinha e sobre o simulador estão em notícia publicada no site do Tribunal.
 

 

 

 
 

 

Edital convoca interessados para o sorteio da auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas!

 

O Edital CVP nº 004/2016, publicado no DJE (formato PDF) desta terça-feira (20), notifica o Ministério Público Eleitoral, partidos políticos, entidades representativas da sociedade e demais interessados para acompanharem o sorteio das urnas que serão submetidas à auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas por meio da votação paralela. No primeiro turno, o sorteio acontece no dia 1º de outubro; no segundo turno (se houver), será no dia 29 de outubro. Nas duas ocasiões, será às 9h, na Sala de Sessões do Tribunal. Serão sorteadas cinco urnas, sendo uma da capital e quatro do interior.





Mais de 60 jornalistas já se credenciaram para a cobertura das eleições em Belo Horizonte

 

A Coordenadoria de Comunicação Social (CCS) está credenciando os jornalistas interessados em cobrir as Eleições 2016 em Belo Horizonte. Todos os profissionais de imprensa que planejam ir aos ambientes do TRE na capital mineira para acompanhar fatos relativos ao pleito, como o sorteio das urnas da votação paralela e a divulgação de resultados, devem preencher um formulário até o dia 27 de setembro. Apenas no primeiro dia de credenciamento, 64 jornalistas já enviaram seus dados.

Confira mais sobre o assunto lendo a notícia publicada no site.



 


Cadê minhas faixas?



A última remessa das faixas solicitadas pelos cartórios do interior, sobre mudanças de locais de votação e outras informações, seguiu hoje para seus destinos. Em BH, as faixas também estão prontas e serão afixadas pela empresa contratada nas datas solicitadas pelos cartórios da capital.

 



 

 

Peçanha em contagem regressiva para as Eleições 2016


A equipe do cartório de Peçanha terminou na última semana os treinamentos de mesários nos oito municípios que integram a 212ª ZE. As colegas de lá já estão em contagem regressiva para as Eleições 2016, com muita alegria e disposição!

 



Tem colega nova chegando!



O DJE desta terça (20, formato PDF) trouxe a nomeação de mais uma servidora para o quadro de pessoal do TRE. Camila Silva Nunes vai ocupar uma vaga de Analista Judiciário – Área Judiciária na 237ª ZE, de Rio Pardo de Minas, em razão da aposentadoria de Ângela Benvinda Sena Teixeira Santos.


Acessibilidade



O colega Carlos Khouri, do Serviço de Expedição (Segal/SGA), esteve no Rio de Janeiro durante os Jogos Paralímpicos. As condições na Cidade Maravilhosa para os portadores de deficiências e para as pessoas com mobilidade reduzida eram as melhores possíveis. Um exemplo é o da foto, na Praia de Copacabana: o stand serviu de suporte aos cadeirantes durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. O tapete facilita o acesso das cadeiras de rodas à areia. Depois, a pessoa é colocada em uma dessas cadeiras azuis com rodas grossas, para poder circular livremente pela praia. Não temos notícia se a estrutura ficará lá sempre, mas estamos na torcida para que fique!

Ainda no clima paralímpico, dá uma olhada nessa reportagem publicada no site Hypeness, com atletas que se classificaram para disputar as Olimpíadas e as Paralimpíadas.



 


Deu no Twitter...

 

"Seu município em números 2016"> versão digital será enviada aos candidatos da base de dados do TSE. Consulte aqui >




 

Reação à volta das doações de empresa

 

Em entrevista ao Estado de Minas, o ex-juiz Marlon Reis, um dos fundadores do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e idealizador da Lei da Ficha Limpa, afirmou que o MCCE fará uma grande mobilização para barrar qualquer possibilidade de volta ao financiamento de empresas para as campanhas. Segundo o ex-juiz, a nova regra eleitoral está funcionando e, ao contrário do que muitos pensavam, está servindo para dar fim ao caixa 2.

 


Belo Horizonte recebe evento para prática de rapel

 

Neste domingo (25), a Ponte do Belvedere (Avenida de Ligação, 980 – Jardim da Torre) será palco de mais uma edição do Aventure-se. O evento acontece a partir das 8h e a taxa de inscrição é R$30 por pessoa. Caso já possua equipamento especializado para rapel, o valor cai para R$10. Mais informações na página.

 


Gestor Responsável: Seção de Produções Jornalísticas +