banner sintonia

Notícias do TRE - 19 de maio

Codeje tem dia de muitos debates

A manhã desta sexta-feira (19) foi de muitas discussões no Encontro de Escolas Judiciárias Eleitorais, que ocorre em Belo Horizonte. O dia começou com uma palestra sobre o aperfeiçoamento inicial e continuado do Juiz Eleitoral, com a juíza Fabiana Almeida Pellegrino, da Bahia. Na sequência, o diretor da Escola Judiciária do TSE, Fábio Quintas, falou sobre os projetos do Tribunal Superior e ressaltou a importância da escolas judiciárias como espaço de interlocução com a sociedade.


Ao longo da tarde os participantes vão ouvir o ex-ministro do TSE Henrique Neves falar sobre o papel social das Escolas Judiciárias e o consultor legislativo da Câmara dos Deputados Roberto Carlos Martins Pontes fará uma palestrar sobre Reforma Política.

Confira mais fotos do evento no Flickr do TRE.

 

 

 



CGE promove workshop sobre Gestão de Processos

De 22 de maio a 2 de junho estarão abertas inscrições para o "Workshop de Gestão de Processos: foco em Gestão da Rotina e Procedimento Operacional Padrão – POP". 

Serão seis turmas distribuídas nos dias 6, 8, 14, 20, 22 e 28 de junho, sendo as três primeiras destinadas a gestores. 
 
O workshop será conduzido pela Seção de Gestão de Processos Organizacionais, da CGE, e acontecerá no Centro de Treinamento do Edifício Acaiaca. O objetivo do curso é fornecer ferramentas para o aprimoramento dos processos de trabalho e dicas sobre a elaboração de POPs.  

 



Cartórios eleitorais vão adotar o peticionamento eletrônico

O Peticionamento Eletrônico será implantado nas zonas eleitorais a partir da próxima segunda-feira (22). Esse sistema possibilita aos advogados cadastrar e acompanhar petições (iniciais e intermediárias) por meio eletrônico disponibilizado no portal do TRE-MG, bem como visualizar petições salvas, recibos de petições e processos.



Manual de apoio ao requisitante atualizado está disponível


A Secretaria de Gestão Administrativa (SGA) comunica a atualização do manual de apoio ao requisitante. A leitura do material é recomendável antes da elaboração de Termos de Referência. O documento está disponível na página da SGA.

 


 

Comissão de Avaliação de Documentos faz reunião para iniciar os trabalhos

A Comissão de Avaliação de Documentos de Arquivo, designada pela Portaria DG nº 1004/2013 e presidida por Doraci Barbosa, Chefe da Seção de Arquivo Geral, reuniu-se nessa quinta-feira (18), na Sala Multimídia, para tratar das atribuições ampliadas que passará a ter após a regulamentação da Lei de Acesso à Informação no Tribunal, por meio da Resolução nº 1.022/2016.

A Comissão é composta por representantes de várias áreas da Secretaria e dos Cartórios e terá como missão, além de reavaliar os prazos de guarda estabelecidos na atual Tabela de Temporalidade de Documentos do Tribunal, classificar informações quanto ao grau de sigilo, conforme previsto na LAI. A Assistente da Ouvidoria, Soraia Reis, também participou da reunião e reforçou a importância de informações consideradas sensíveis sejam protegidas, embora a regra geral seja o amplo acesso à documentação produzida pelo Tribunal.


250 toneladas de solidariedade

No primeiro trimestre de 2017, o TRE enviou cerca de 19 toneladas de material reciclável para a Coopemar. Isso só foi possível porque os colegas que trabalham em Belo Horizonte destinaram o lixo de maneira sustentável e responsável, utilizando as lixeiras vermelhas do Atuação. Ao todo, por mês, a Coopemar recebe cerca de 250 toneladas de material, do TRE e de outras instituições, como a Copasa e os Correios. São mais ou menos 10 instituições parceiras. O número varia de acordo com a época do ano.

Bora deixar o caminhão ainda mais lotado? Se você precisar utilizar papel, plástico, papelão, não se esqueça de, depois de usados, deixar tudo na lixeira vermelha e nas caixas de papelão em cada setor dos prédios de BH.  

 

 

Deu no Twitter...


Marcadas eleições suplementares em Santa Rita de Minas> Veja os detalhes>

  



Site do TSE destaca 27 anos da Lei de Inelegibilidades


Em reportagem divulgada nessa quinta-feira (18), o site do TSE destacou os 27 anos da criação da Lei de Inelegibilidades. Segundo a matéria, "a lei foi um marco no Direito Eleitoral brasileiro por reunir as causas de inelegibilidade e as condições de elegibilidade que devem ser cumpridas por todos os candidatos a cargos eletivos do Poder Executivo e Legislativo, para que possam estar aptos a disputar uma eleição.".




Mostra de fotografia no BH Shopping 


Até 5 de junho, sempre das 10h às 22h, está em cartaz a exposição Voyer, no BH Shopping (BR 356, 3.049 – Belvedere, Belo Horizonte). A mostra traz uma seleção de fotografias tiradas na Europa, entre 2015 e 2016, em um ambiente cenográfico interativo. A entrada é gratuita.

Gestor Responsável: Seção de Produções Jornalísticas +