banner sintonia

Notícias do TRE - 11 de outubro

O SINTONIA aderiu à campanha do Outubro Rosa! Saiba mais.

Homenagem ao Dia do Servidor

 

No dia 28 de outubro, celebraremos o Dia do Servidor. Para marcar a data, a Coordenadoria de Comunicação Social quer homenagear todos aqueles que ajudam o TRE a cumprir a missão da Justiça Eleitoral em Minas Gerais. Para isso, pedimos a todos que nos enviem fotos, individuais ou em grupo, tiradas no ambiente de trabalho.

As imagens serão publicadas em uma edição especial do SINTONIA, no Jornal Mural deste mês e nas redes sociais do Tribunal. Elas devem ser enviadas para o e-mail sintonia@tre-mg.jus.br, com o título #vocêéoTRE, até o dia 19 de outubro. A mensagem deve informar o nome de todas as pessoas que aparecem na foto e a que setor elas pertencem.

 


Gestores participam de encontro do Projeto de Integração Gerencial

 

Nessa terça-feira (10), dirigentes do Tribunal se reuniram para o primeiro encontro do Projeto de Integração Gerencial que está sendo conduzido no TRE. Durante a reunião, foram debatidos os aspectos mais presentes no perfil geral do grupo de gestores e os impactos que essas características têm nas relações internas do Tribunal.

O projeto busca empreender ações de desenvolvimento de pessoas, contemplando o público de secretários, coordenadores e profissionais-chave da gestão do Tribunal. O foco é promover a integração entre secretários e coordenadores e contribuir para tornar a comunicação gerencial mais efetiva, visando facilitar as trocas entre os diferentes níveis de liderança e as equipes funcionais.

Em 2012, quando foi realizada a primeira avaliação de competências gerenciais, a comissão responsável pela implantação da Gestão por Competências elaborou um Plano de Desenvolvimento Gerencial (PDG), baseado nos resultados da avaliação mencionada. O Plano previa a aplicação de testes de autoconhecimento e sessões de coaching para o diretor-geral e titulares das Secretarias e Coordenadorias.

Depois dessa primeira etapa, iniciou-se uma ação para apresentar os resultados aos gestores, para eles entenderem os tipos de liderança predominantes no Tribunal e as suas implicações (desafios, potencialidades, características, tendências, etc) para o trabalho de equipe e principalmente para a comunicação entre áreas e níveis gerenciais. As próximas etapas envolvem reuniões conjuntas e individuais, sobre temas como análise do negócio da instituição em diversas perspectivas, leitura da realidade de cada equipe e nivelamento de percepções sobre os assuntos tratados previamente, para estabelecimento de ações de melhoria (rituais voltados para questões de relacionamento, comunicação e integração de equipes).


 

 

Pesquisa de clima: inscrições abertas para o primeiro grupo focal

Nessa terça-feira (10), o SINTONIA falou sobre a realização de grupos focais para discutir os resultados da pesquisa de clima organizacional. O primeiro encontro será no dia 18 de outubro, e é destinado aos chefes de seção, assessorias e coordenadorias. São dez vagas, distribuídas da seguinte forma: 1 para as assessorias, 1 SGA, 1 SGS, 1 SGP, 1 SOF, 1 SCRE, 1 STI, 1 SPR, 1 SAP e 1 para as demais unidades e CCI.

As inscrições devem ser feitas até a próxima segunda-feira (16), pelo Portal de Serviços. É necessário fazer login no Portal. Caso o número de inscritos seja superior ao número de vagas, serão obedecidos os seguintes critérios para seleção dos participantes: seguir o critério de lotação e, se for o caso, fazer um sorteio. Se três pessoas da Secretaria de Gestão de Pessoas, por exemplo, se inscreverem, a vaga da SGP será sorteada entre essas pessoas.

 

Gestor Responsável: Seção de Produções Jornalísticas +