Notícias do TRE - 20 de junho


TRE aprimora apoio aos cartórios com projeto no interior


O Tribunal implantou, neste ano, uma iniciativa inédita: o Programa de Orientação e apoio às Zonas Eleitorais, que visa capacitar melhor os chefes de cartório. Dezoito cartórios, cujos chefes são novatos na função, estão recebendo a visita de servidores da Coordenadoria de Acompanhamento do Cadastro Eleitoral (CAC/CRE), que abordam pontos como as principais operações de atendimento ao eleitor (alistamento, transferência, regularização), filiação partidária, direitos políticos, coincidências biométricas e biográficas, registro de óbitos, entre outros. Na foto, a equipe da 294ª ZE, de Rio Vermelho.

Após cada visita, os servidores da Corregedoria, que já trabalharam em cartórios, elaboram um relatório com propostas de ajustes a serem feitos nos procedimentos de cada ZE. Isso garante ainda maior efetividade no cumprimento dos objetivos do programa, refletindo no aprimoramento dos serviços prestados pela Justiça Eleitoral no interior.

Conheça melhor essa novidade lendo a notícia publicada em nosso site.


 

 

Saiba mais sobre a implantação do PJe


SINTONIA da última sexta-feira (16) mostrou que servidores de diversas áreas da Secretaria tiveram a oportunidade de participar de uma videoconferência, com representantes do TSE, sobre a implantação do Processo Judicial Eletrônico na Justiça Eleitoral.

O PJe será adotado no TRE-MG a partir de outubro. Nas zonas eleitorais, a previsão é que o sistema seja implantado em meados de 2018.

Durante a videoconferência, o titular da Secretaria Judiciária, Diogo Cruvinel, e a titular da Secretaria Judiciária do TSE, Simone Batalha, ressaltaram as vantagens que o uso do Processo Judicial Eletrônico trará para os servidores, juízes e demais usuários da Justiça Eleitoral. Celeridade na tramitação dos processos, maior transparência e segurança, facilidade de acesso de todas as partes aos autos, mais praticidade para a localização de documentos e mais agilidade para a realização de cada atividade.

Diogo explicou aos colegas presentes que haverá mudança na forma de executar algumas tarefas, mas que isso não significa que haverá dispensa de servidores e redução das equipes. Ele esclareceu ainda que o PJE será utilizado apenas nas classes originárias, e não nos recursos. A demanda inicial, portanto, será pequena, e os servidores poderão se adaptar ao sistema aos poucos.

 



TRE faz atendimento biométrico no Hospital Espírita André Luiz
 

Começou a funcionar, nesta terça-feira (20), um posto de atendimento do TRE no Hospital Espírita André Luiz. O posto itinerante foi montado pela equipe da 332ª ZE e funcionará até a próxima quinta-feira (22), de 8h às 17h. Durante os três dias, será feito o recadastramento biométrico de pacientes do hospital, familiares, funcionários e voluntários da entidade. O Hospital Espírita André Luiz é referência no tratamento de pessoas com transtorno mental e dependência química, tendo atendido mais de 100 mil pacientes desde a sua fundação, em outubro de 1967. Oferece atendimento particular, por convênio e filantrópico.




Servidores do TRE participam de seminários sobre sustentabilidade na administração pública e planejamento sustentável
 

Três servidores do TRE (da Assessoria de Gestão Sustentável, Coordenadoria de Manutenção Predial e Seção de Licitações) estão em Brasília, participando do Seminário Sustentabilidade na Administração Pública e IV Seminário de Planejamento Sustentável do Poder Judiciário, que acontecem entre terça (20) e quinta-feira (22).

programação conta com debates e exposições sobre temas como compras públicas, logística, gestão de resíduos, uso sustentável da água e de fontes de energia renováveis, ética, governança de tecnologia da informação sustentável e acessibilidade e inclusão na administração pública.

O Tribunal de Contas da União apresentará os resultados de uma auditoria sobre práticas de sustentabilidade na administração pública. Os seminários contarão com a presença de autoridades do Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, que assinarão acordos de cooperação técnica em sustentabilidade e acessibilidade na administração pública. Os debates serão transmitidos ao vivo, pelo YouTube, e podem ser acompanhados pelos links abaixo:

Dia 20 de junho   

Dia 21 de junho   

Dia 22 de junho

Leia mais sobre os eventos na notícia publicada no site do TSE. 

 

 

 

Acessibilidade - Projeto Acessibilidade nos Locais de Votação
 

A Comissão de Acessibilidade do TRE tem uma dica para os colegas de cartórios do interior repassarem às prefeituras que vai colaborar para a efetivação das ações do Projeto Acessibilidade nos Locais de Votação. O Ministério da Educação (MEC) disponibiliza uma verba aos governos municipais, por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, para realizar as obras necessárias à adaptação das escolas, tornando-as mais acessíveis. É o Programa Escola Acessível. Todas as orientações sobre o programa podem ser consultadas na página do MEC na internet.

 

 


Deu no Twitter...


Servidores do TSE lançam obra “Súmulas do TSE comentadas” http://dlvr.it/PNXhsB 

 



Competição eleitoral cresce onde teto de gastos é menor 

 

Em reportagem divulgada pelo jornal Folha de São Paulo, economistas afirmaram que a adoção de tetos que limitem os gastos dos políticos em campanhas eleitorais é positiva para a democracia. Segundo estudo publicado recentemente pela National Bureau of Economic Research (NBER), de uma maneira geral, um teto de gastos 25% menor leva a um crescimento de 9% no número de candidatos a prefeito e causa queda de 40% na renda média dos concorrentes.

 



Orquestra musical apresenta concerto com diversos ritmos musicais 

 

No dia 25 de junho, às 10h, a Orquestra Uirapuru se apresenta na Paróquia Santo Afonso de Ligório (Praça Muquí, 109, Renascença, Belo Horizonte). O concerto será composto por trilhas sonoras, chorinho, tango e rock. A entrada é franca. Confira!


Gestor Responsável: Seção de Produções Jornalísticas +