Notícias do TRE - 19 de abril

Salário



O salário de abril será creditado na conta dos servidores no decorrer desta quinta-feira (20). A informação é da Secretaria de Orçamento e Finanças.

 

 


Cartórios das cidades com biometria revisional intensificam esforços para conseguir apoio ao projeto


Os cartórios das cidades com biometria revisional estão trabalhando muito em busca de apoio das instituições locais. Nesta quarta-feira o juiz Miller Rogério Justino e servidores do cartório do Foro Eleitoral de Uberlândia (299ª ZE), liderados pela chefe Patrícia de Ávila Gomes, visitaram o presidente da Câmara Municipal da cidade, Alexandre Nogueira, e outros cinco vereadores para tratar da biometria. Dentre as principais solicitações, eles buscaram apoio para a implantação de pontos de agendamento em locais de grande circulação de pessoas no município.

Outra iniciativa foi em Contagem, na última segunda-feira (17). A chefe do Cartório da 91ª ZE, Carla Sena, fez uma apresentação sobre a biometria para o vice-prefeito da cidade, William Barreiro, e administradores das regionais. Representantes de todos os cartórios do município e da Coordenadoria de Comunicação Social de ambas as instituições estiveram presentes. O objetivo principal do encontro foi buscar apoio para a descentralização dos locais de atendimento na cidade.

Esforços semelhantes já foram feitos em Uberaba e Betim, com visitas à lideranças locais e reuniões nas câmaras municipais.

Todo esse trabalho tem refletido nos números da biometria. De acordo com apresentação feita pela Coordenadoria de Gestão Estratégica em reunião do Comitê Bio nesta quarta-feira, já pode se notar um crescimento importante nos atendimentos registrados nos últimos dias. A média mensal de atendimentos em abril supera a o que havia sido planejado na maior parte dos locais de atendimento, embora ainda haja déficits nos números devido às estatísticas de fevereiro e março, quando o movimento ficou aquém do esperado na maioria dos locais.

 

 



 

 

Postagens no Facebook do TRE terão descrição de imagens


A partir desta quarta-feira (18) o TRE está utilizando a hashtag #PraTodosVerem em suas postagens no Facebook. Mais do que cumprir a previsão legal de promover a inclusão de pessoas com deficiência, a iniciativa visa reforçar a importância e difundir a mensagem da acessibilidade por meio do canal da Instituição. A iniciativa coincide com a divulgação da Semana da Inclusão, que será promovida em Betim e Contagem na próxima semana.

A descrição com a hashtag, que será feita pela equipe da Seção de Produções Jornalísticas (Sejor/CCS), é lida por sistemas próprios de navegação e permite que não somente deficientes visuais, mas pessoas com dislexia, deficiência intelectual ou déficit de atenção também sejam incluídas.

Curta nossa página no Facebook: www.facebook.com/tremg !


 



Auditoria interna atua também no reconhecimento de boas práticas


A auditoria interna não apenas identifica fragilidades e faz recomendações de melhoria, mas também reconhece boas práticas, que já apresentaram resultados positivos e podem servir como inspiração para o aprimoramento de outras áreas e atividades. Uma das boas práticas identificadas pela auditoria interna do TRE nos últimos anos foi uma mudança na Seção de Telefonia, que propôs a elaboração do Sistema Informatizado de Controle de Telefonia (Sistel), para aprimorar a atestação de ligações a trabalho e particulares realizadas pelos servidores. A ferramenta foi criada pela Seção de Desenvolvimento de Sistemas (SDSIS) e implantada em 2010.

Até a sua implantação, todos os meses eram enviados relatórios impressos para cada setor e/ou zona eleitoral, com a relação de todas as ligações efetuadas pelos servidores, para que cada um indicasse as chamadas particulares que havia feito. A partir da criação do Sistel, a atestação das contas telefônicas passou a ser feita na intranet, sem a necessidade de impressão de documentos. A auditoria interna identificou que essa medida levou a uma redução dos volumes de papel e toner de tinta utilizados no TRE, gerando economia de recursos financeiros e contribuindo para as ações sustentáveis da instituição. Além disso, a instituição do Sistel envolveu também a criação de senhas individuais para a realização de ligações particulares por servidores e magistrados, o que agilizou e tornou mais precisa a atestação das contas telefônicas.

Exemplo a ser seguido

O relatório sobre a prestação de serviços de telefonia no TRE entre 2010 e 2013 destacou que esse resultado positivo vai ao encontro de determinações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do TSE, bem como de recomendações da Comissão Permanente do Programa Atuação. O documento destaca a Resolução 201/2015 do CNJ, que se refere à informatização dos procedimentos administrativos como forma de combater o desperdício de recursos naturais e bens públicos e ainda minimizar impactos ambientais. E ressalta a necessidade de dar publicidade à mudança implantada pela Seção de Telefonia, de modo a difundi-la entre outros setores, por se tratar de boa prática.




19 de abril: Dia do índio


Você sabia que em Minas Gerais há aldeias de índios, como na região de Águas Formosas?! Lá, os servidores da Justiça Eleitoral fazem treinamento dos eleitores maxakalis e os recebem no cartório diariamente, para recadastrar a biometria, por exemplo.

Nas Eleições 2016, Minas Gerais teve 80 candidatos que se declararam indígenas: 79 a vereadores (9 foram eleitos) e uma candidata a vice-prefeita, eleita em Santa Helena de Minas.

 

 

 

 

 

Deu no Twitter...

Hoje tem inserções do PDT e do PSL no rádio e na TV. Confira calendário da em 2017: . 

 

 

 

TSE apoia formação em sustentabilidade


O site do TSE destaca a colaboração entre o Ministério do Meio Ambiente, a Agenda Ambiental da Administração Pública e o TSE no curso presencial de capacitação em sustentabilidade na administração pública durante todo o ano de 2017. As datas dos cursos e os períodos de inscrição serão divulgados à medida que eles ocorrerem.



15ª edição da Minastchê começa no dia 20


Nesta quinta (20), a Minastchê chega mais uma vez a Belo Horizonte. A feira acontece na Serraria Souza Pinto (Avenida Assis Chateaubriand, 809, Centro - Belo Horizonte) de segunda a sexta-feira, das 16h às 23h, e sábados e domingos, das 12h às 23h. Em 2017, o evento contará com ainda mais atrações culturais, gastronômicas e artesanais. As entradas custam R$7 e podem ser adquiridas pela internet. Confira aprogramação.

Gestor Responsável: Seção de Produções Jornalísticas +