Notícias do TRE - 29 de novembro

Seminário sobre sustentabilidade discute desafios da administração pública

Mudar paradigmas e atitudes para promover uma gestão baseada na racionalidade e eficiência, adotar novos hábitos de consumo e incluir a responsabilidade socioambiental nas ações dos órgãos públicos. Essa discussão foi a marca do Seminário Sustentabilidade: Gestão Consciente, Administração Eficiente, realizado nesta segunda e terça-feira no auditório do prédio 320.

Na abertura do evento, na segunda-feira, o juiz Paulo Abrantes, integrante da Corte Eleitoral, leu um pronunciamento do presidente do TRE, desembargador Domingos Coelho, que destaca a importância de se debater a questão da sustentabilidade. A diretora geral substituta, Ana Carolina Costa, ressaltou que “o engajamento dos servidores é fundamental para que o Tribunal seja reconhecido como instituição ambientalmente responsável”.

As palestras do primeiro dia foram sobre gestão pública sustentável, histórico da responsabilidade social no Poder Judiciário e contratações sustentáveis. O evento contou com a participação de representantes do TSE, STJ e AGU. Confira mais detalhes na notícia publicada no site.

 

PLS é o tema das atividades desta terça-feira

Na manhã desta terça (29), a assessora-chefe de Gestão Socioambiental do STJ, Ketlin Feitosa, fez uma apresentação sobre o Plano de Logística Sustentável (primeira foto). Ela abordou as normas que regulamentam a adoção do PLS pelos tribunais brasileiros e destacou que ele é uma ferramenta de gestão alinhada ao planejamento estratégico.

Ketlin enfatizou que todas as áreas devem ser envolvidas quanto às responsabilidades e metas a serem atingidas. Na parte da tarde, os servidores participam de oficinas sobre a implantação do PLS aqui no TRE (segunda foto).

 

Semana do Meio Ambiente segue nesta quarta-feira

A Semana do Meio Ambiente tem outros eventos nesta quarta (30) e quinta-feira (1º). Na quarta, entre 12h e 13h30, serão distribuídas mudas de plantas, nos prédios 100 e 320. Às 13h, será exibido o filme Lixo extraordinário. Às 15h, os servidores poderão acompanhar uma palestra sobre descarte consciente. Já a manhã de quinta-feira será dedicada aos colaboradores terceirizados. Às 9h30 eles vão acompanhar uma palestra sobre reciclagem de materiais e, às 10h, assistirão ao filme Trash – a esperança vem do lixo. 

 

Contracheque com valores retroativos de auxílios alimentação e creche estão disponíveis

Os contracheques relativos à diferença de valor dos auxílios creche e alimentação – retroativos aos meses entre fevereiro e julho - já estão disponíveis no Portal de Serviços. O auxílio creche e o auxílio alimentação foram reajustados com base na Portaria Conjunta do CNJ nº 01, em fevereiro deste ano. A informação é da Coordenadoria de Pagamento.

 

Já se inscreveu para algum curso dos Estudos da Primavera?

A partir de quarta (30), outros cursos dos Estudos da Primavera acontecem no Acaiaca e na Sala Multimídia: orçamento público, desempenho, Lei 8.112/90, construção de apresentações no Power Point e tutoria no ambiente virtual de aprendizagem. Ainda dá tempo de se inscrever para eles.

Veja se algum te interessa na programação (formato pdf). Não se esqueça de pedir à chefia imediata para fazer a indicação no CAT e depois confirme a inscrição. 


Projeto Câmara Mirim está em fase de encerramento

O projeto Câmara Mirim – parceria entre a Câmara Municipal de BH e a Escola Judiciária – está em fase de encerramento, com as últimas palestras para os estudantes que participaram desta legislatura. Nesta semana, a 27ª Zona Eleitoral, de Belo Horizonte, falou para aos alunos da Escola Municipal Jardim Vitória sobre a Justiça Eleitoral, cidadania e democracia.

O encerramento do projeto será nesta quarta-feira (30), a partir das 13h30, na Câmara Municipal de Belo Horizonte.


Acessibilidade

A ideia era facilitar a forma como pessoas com limitações nos movimentos das mãos usam o computador. Em parceria com um cientista da computação que tem paralisia cerebral, o mineiro Adriano Assis desenvolveu um painel – com poucas teclas e mouse acoplados – que permite o uso por pessoas que têm controle pequeno sobre os movimentos das mãos

Para quem não tem nenhum controle sobre os movimentos, a ideia que eles desenvolveram é ainda mais inovadora: por meio de um óculos, é feita a leitura do piscar dos olhos da pessoa e as piscadas são traduzidas em teclas de um teclado e do mouse.

Assista à reportagem completa e saiba mais sobre os equipamentos.

Veja mais notícias na página do Programa de Acessibilidade.

 

 

Deu no Twitter...

Presidente do TSE participa de debates na Comissão de Reforma Política da Câmara


Eleições 2016: mesário que não compareceu ao segundo turno tem até esta terça (29) para justificar

 

Termina nesta terça-feira (29) o prazo para o mesário convocado que não compareceu no segundo turno das Eleições Municipais 2016, em 30 de outubro, apresentar justificativa ao juiz eleitoral. De acordo com o Código Eleitoral, o não comparecimento de mesário no dia da votação não configura crime, mas a ausência de justificativa gera multa de 50% a um salário mínimo vigente na zona eleitoral.

É notícia no site do TSE.


BH recebe mostra de cinema de animação


De 1º a 27 de dezembro, o MIS Santa Tereza (R. Estrela do Sul, 89 - Santa Teresa, Belo Horizonte) recebe a Mostra Udigrudi Mundial de Animação - Mumia em Cartaz, que exibirá cerca de 200 filmes de 35 países, com as novidades do cinema de animação do Brasil e do mundo. As sessões são gratuitas e a programação, que inclui curtas para o público infantil, está no site.



Gestor Responsável: Seção de Produções Jornalísticas +