Notícias do TRE - 24 de março

Juiz e servidora participam de debate com estudantes de Conceição do Mato Dentro



O juiz eleitoral da 83ª ZE de Conceição do Mato Dentro, Paulo Borges, e a chefe de cartório, Juliana Dornelas, participaram, no dia 17 de março, do evento Parlamento Jovem, promovido pela Câmara Municipal. Durante o dia, houve vários debates. Juliana falou sobre educação política. O juiz abordou o tema funções do Poder Legislativo. Mais de 300 estudantes estavam presentes.

 

 


Atividades do projeto Câmara Mirim continuam suspensas


 

A greve dos professores da rede municipal de ensino de Belo Horizonte, iniciada no dia 15 de março, afetou o calendário de atividades do projeto Câmara Mirim, que está suspenso por tempo indeterminado. Das 10 escolas municipais participantes do Camir neste ano, três estão totalmente paradas, e sete em funcionamento precário, com rodízio de turmas. O Centro Pedagógico da UFMG também enfrenta uma greve parcial de professores.

Em reunião na quinta-feira (23), representantes dos parceiros do projeto (Escola do Legislativo Municipal, Escola Judiciária Eleitoral, Secretaria Municipal de Ensino e Centro Pedagógico da UFMG) decidiram que novas palestras de juízes e servidores do TRE e a eleição dos 45 representantes dos alunos não acontecerão enquanto não terminar a greve. Até o dia 10 de março, juízes das zonas 27ª, 29ª, 334ª e 333ª já haviam visitado as escolas de sua jurisdição e realizado as palestras solicitadas. Outras atividades serão programadas para marcar os 10 anos do Camir.



 

 

Comunicação da Justiça Eleitoral define estratégias para 2017


O Grupo de Estudos de Comunicação da Justiça Eleitoral (Gescom), criado neste ano, fez a sua primeira reunião na última terça-feira (21), na sede do TSE, em Brasília. O Gescom é composto pelos assessores de comunicação do TSE e dos seguintes Regionais: Acre, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. Na pauta, foram discutidas as ações de comunicação que serão realizadas ao longo do ano, como a da Biometria, lançada no último dia 13, com o slogan “A digital de cada um faz a diferença”.

Os assessores que participam do grupo também acordaram a revisão de duas resoluções do TSE que falam sobre o cronograma de ações de comunicação em anos eleitorais e não eleitorais (Resolução 22.656 e Resolução 22.657). E foi combinada a realização, ainda no primeiro semestre, de um encontro entre todos os assessores de comunicação da Justiça Eleitoral.


 



Sitraemg convida para debate sobre PL 6726/16


Na próxima segunda-feira (27), às 10h, o Sitraemg realizará uma roda de conversa sobre o PL 6726/16, que veda a conversão de licença-prêmio em pecúnia. O debate acontecerá na sede da entidade (rua Euclides da Cunha, 14, Prado, em Belo Horizonte) e será conduzido pelo advogado Daniel Hilário, da assessoria jurídica do sindicato. O projeto de lei versa sobre a remuneração dos servidores públicos e o teto do STF. Um de seus pontos prevê a vedação da conversão de licença-prêmio não gozada em pecúnia. O Sitraemg emitiu uma nota técnica em que propõe a impugnação do projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados. Segundo a nota, a aprovação do PL 6726/16 seria inconstitucional, pois violaria o direito adquirido, mas não usufruído pelos servidores.



Despedida


A servidora Rosa Neres dos Santos (à esquerda na foto), cedida pela prefeitura de Manga à 166ª ZE, está se aposentando depois de 36 anos de dedicação à Justiça Eleitoral. Os colegas do cartório fizeram uma festa de despedida para Rosa e presentearam-na com um vaso de orquídeas.

 

 

 

Deu no Twitter...

 

 

Você sabe o conceito de revisão do eleitorado? Confira no Glossário Eleitoral:http://bit.ly/1NZKfPI.



 


 

 

Mostra gratuita sobre cinema australiano no Centro Cultural Banco do Brasil


Até o dia 2 de abril, grandes produções do cinema australiano serão exibidas no Centro Cultural Banco do Brasil, em Belo Horizonte. Todas as sessões são gratuitas. Confira a programação.

Gestor Responsável: Seção de Produções Jornalísticas +