imprimir    salvar

Urnas Eleitorais

Inicial

  

 


Cofre de Pelouros - Brasil Colônia

Cofre com três fechaduras que guardava os pelouros com os nomes dos potenciais servidores. As chaves estavam em poder de pessoas diferentes, o que garantia que só com anuência unânime se poderia acessar seu conteúdo. Pelouros eram bolas de cera onde se colocavam o papel com os nomes dos candidatos que iriam servir por mandato de um ano.

 

 

 

 

 

 




Urna em Madeira Brasil Império 1822 - 1889

Suas principais característica são a abertura superior para depositar a cédula e o sistema de fechadura com três chaves imitando o antigo "Pelouro" – uma chave para o Juiz, outra para o Escrivão e a terceira para o Ministério Público.
Este modelo foi utilizada na época do Brasil - Império

 

 


 




Urna em madeira do ano de 1893

Urna com abertura superior para se depositar a cédula, com mecanismo de lacre em metal. Fechadura em metal na parte anterior, com uma chave do mesmo material.

 

 


 

 

 



Urna eleitoral de madeira datada do início do século XX

Urna com abertura superior, para se depositar a cédula, com mecanismo de lacre em latão. Duas tiras de latão contornando a urna para garantir solidez. Fechadura com 2 (duas) chaves em metal e lacre em latão pintado na cor preta sobreposto. Um sinal circunsférico com 0,5 cm de profundidade na parte superior da tampa e na parte anterior.

 


 

 

 

 



Urna de madeira do início do século XX

Urna de Votação, em madeira pintada, com uma fechadura em metal.
Este modelo marca o fim do modelo dos baús de madeira e como as anteriores tem fechadura em metal. Foi usada, possivelmente, nas eleições dos anos vinte e trinta do século XX.

 

 

 

 

 



Urna de votação de madeira nas eleições de 1932, 1934 e 1937

 Em formato de caixote, utilizada para recolher cédulas de votação nas eleições de 1932, 1934 e 1937. Com a redemocratização do País, a partir de 1945 (segunda fase da Justiça Eleitoral), voltou a ser utilizada, permanecendo até 1950. Este modelo marca o fim dos modelos de urnas em madeira fechadas por meio de chave.                              

 

 

 

 

Gestor Responsável: Assessoria de Cerimonial e Memória +