imprimir    salvar

Ouvidoria - Projetos

Ouvidoria vai à Escola

Realizado em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral do TRE-CE, o projeto tem como objetivo disseminar a cultura da cidadania e da democracia participativa entre os estudantes de 12 a 17 anos e divulgar, por meio de palestras, o papel da Ouvidoria como instrumento de controle social e exercício da cidadania. Durante os encontros são discutidos temas como a importância do voto, transparência e o controle social do poder público. A proposta é torná-los multiplicadores desses valores e ideias junto às suas escolas, famílias e comunidades.

Ouvidoria Itinerante

Periodicamente, o TRE-CE promove diversas ações para levar os serviços eleitorais aos cidadãos nos bairros de Fortaleza. Nesses locais, a Ouvidoria também disponibiliza um posto avançado para receber as avaliações a respeito dos serviços prestados, logo após o atendimento. Além de divulgar as atividades da Ouvidoria Eleitoral, a iniciativa oferece à população a oportunidade de manifestar pessoalmente a sua opinião sobre a Justiça Eleitoral.

Audiências Públicas: a Ouvidoria mais perto do cidadão

A iniciativa foi idealizada para promover a cidadania e democratizar o acesso às informações que permitam aos cidadãos conhecer e utilizar os serviços da Justiça Eleitoral e da Ouvidoria Eleitoral. Ao discutir temas relacionados à Justiça Eleitoral, as audiências propõem-se a ampliar o debate com a sociedade e estimular a participação social.

Depois de registradas em ata, as demandas são encaminhadas aos setores competentes do TRE-CE. As audiências públicas podem ser solicitadas por Cartórios Eleitorais, universidades, entidades de classe, órgãos do poder legislativo e do poder executivo, organizações não-governamentais e associações.

Gestor Responsável: Ouvidoria Regional Eleitoral +