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Monitoramento e Avaliação

Este domínio do COBIT 4.1 lida com a estimativa estratégica das necessidades da instituição e avalia se o atual sistema de TI atinge os objetivos para os quais ele foi especificado, além de controlar os requisitos para atender aos objetivos regulatórios. Também abrange as questões de estimativa, independentemente da efetividade do sistema de TI e sua capacidade de atingir os objetivos de negócio, controlando os processos internos por meio de auditores internos e externos.

 

Resultados da Pesquisa de Satisfação dos Usuários de TIC

Como ponto de partida para o alcance do objetivo estratégico nº 6 (Primar pela Satisfação do Cliente de TIC), e, considerando, ainda, a necessidade de ser iniciado um processo contínuo de avaliação e melhorias, a STIC realizou pesquisa de satisfação dos usuários de TIC com os PRODUTOS, SERVIÇOS e RECURSOS da área de informática, referente ao ano de 2015.

 

Guias de boas práticas em TIC

A busca incessante por melhoria e evolução dos processos constitui atualmente uma realidade nas organizações, uma vez que os negócios podem ser sempre aprimorados nos requisitos de organização, eficiência e grau de automação.
A depender do porte e do perfil do negócio da instituição, há diversas metodologias disponíveis no mercado que prometem revolucionar o sistema de gestão e a relação entre fornecedor e cliente, incluindo a área de tecnologia da informação e comunicação (TIC), por esta representar um fator essencial para a gestão financeira e estratégica de qualquer organização, e não apenas como mero meio de suporte.
A metodologia COBIT foi criada pelo ISACA – Information Systems Audit and Control Association – por meio do ITGI – IT Governance Institute, e funciona como uma entidade de padronização, estabelecendo métodos documentados para nortear a área de tecnologia da informação das organizações, incluindo qualidade de software, níveis de maturidade e segurança da informação.
A ITIL foi desenvolvida pelo governo britânico, no final da década de 1980, e tem como focos principais a operação e a gestão da infraestrutura de tecnologia da informação da organização, incluindo todos os assuntos que são importantes no fornecimento dos serviços ou recursos de TIC. O guia descreve os processos que são necessários para dar suporte à utilização e ao gerenciamento da infraestrutura de TIC.

Gestor Responsável: Secretaria de Tecnologia da Informação +