Palavras:

Boletim de urna
Documento emitido em cada seção após a conclusão da votação, com as seguintes informações: total de votos por partido, total de votos por candidato, total de votos em branco, total de comparecimento em voto e total de nulos, identificação da seção e zona eleitoral, hora do encerramento da eleição, código interno da urna eletrônica e sequência de caracteres para validação do boletim.

Zerésima
Documento emitido em cada seção eleitoral indicando que não existe voto registrado. Esse documento é emitido após o procedimento de inicialização da urna eletrônica, servindo para atestar que não há registro de voto para nenhum dos candidatos.

Assinatura digital
É um método de autenticação de informação digital. A utilização da assinatura digital providencia a prova inegável de que uma mensagem recebida pelo destinatário realmente foi originada no emissor. Para verificar esse requisito, uma assinatura digital deve ter as seguintes propriedades:

• autenticidade: o receptor deve poder confirmar que a assinatura foi feita pelo emissor;
• integridade: qualquer alteração da mensagem faz com que a assinatura não corresponda mais ao documento;
• irretratabilidade ou não-repúdio: o emissor não pode negar a autenticidade da mensagem.

Biometria
Tecnologia que permite identificar uma pessoa por suas características biológicas únicas, ou seja, elementos corporais que tenham diferenças particulares como a íris, a retina, a impressão digital, a voz, o formato do rosto e o formato da mão. A Justiça Eleitoral passou a utilizar essa tecnologia para identificar os eleitores por meio da impressão digital na hora da votação.

Tabela correspondência
É um instrumento de segurança do processo eleitoral. Com ela os resultados recebidos somente são processados se houver uma correspondência anterior entre uma urna específica e a seção para a qual foi preparada. Assim, se chegar um resultado de outra urna que não a esperada, o resultado gera uma pendência e somente o juiz eleitoral pode tratá-lo. A tabela de correspondência é um produto da urna para cada eleição.

Criptografia
A criptografia diz respeito a conceitos e técnicas usadas para codificar uma informação, de tal forma que somente seu real destinatário e o emissor da mensagem possam acessá-la, com o objetivo de evitar que terceiros interceptem e entendam a mensagem.

Resumo digital
Uma função de resumo é um método criptográfico que, quando aplicado sobre uma informação, independente do tamanho que ela tenha, gera um resultado único e de tamanho fixo, chamado hash. É possível usar o hash para:

• verificar a integridade de um arquivo;
• gerar assinaturas digitais.

QR Code
O QR Code é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente escaneado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera. Esse código é convertido em texto (interativo), endereço URI, número de telefone, localização georreferenciada, e-mail, contato ou SMS. Ele é constituído de uma série de códigos e caracteres decodificados em uma imagem quadrada, dispondo de uma alta capacidade para armazenar dados.